Testes para diagnóstico das hepatites B e serão oferecidos até sexta-feira
A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto promove, até sexta-feira, uma ação de prevenção à hepatite viral, em alusão à semana de combate à doença. A iniciativa concentra-se na prevenção, já que a hepatite muitas vezes apresenta poucos sintomas e é descoberta em estágio avançado, conforme explica a médica infectologista pediátrica da prefeitura, Fabiana Resende Amaral.
Hepatite: uma doença silenciosa
As hepatites virais B e C são majoritariamente silenciosas. A contaminação pode passar despercebida por anos, cronificando-se e manifestando sintomas apenas em estágios avançados. Sintomas como mal-estar, dor abdominal, vômitos, olhos amarelados (icterícia), fezes claras e urina escura são sinais que podem indicar a doença.
Ampliação da testagem em Ribeirão Preto
A cidade ampliou a testagem, focando em pessoas acima de 40 anos e grupos de risco, como tatuadores, manicures, profissionais do sexo e a população LGBTQIA+. Durante a campanha, todas as unidades de saúde oferecerão orientações, aconselhamento e testes. Algumas unidades realizarão atividades externas para facilitar o acesso aos testes para hepatites B e C. Uma ação específica acontecerá no posto Gavião (dia 25/07, 17h) e na Praça XV (dia 28/07).
Leia também
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
- Terminal de Rodoviário de Ribeirão Preto recebe campanha de prevenção contra ISTs
- Campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de boca começa nesta segunda (13) em Ribeirão
Testes rápidos e prevenção
Os testes rápidos fornecem resultados em aproximadamente 30 minutos. Embora não haja cura para a hepatite, a vacinação previne a hepatite B. Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Ribeirão Preto: ribeirãopreto.sp.gov.br.



