Franca lidera o ranking de casos; Najla Oliveira, especialista em políticas proteção a mulher, comenta o cenário preocupante
Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública indicam que o número de feminicídios no interior de São Paulo aumentou 14, Secretaria de Segurança Pública aponta aumento,6% entre 2023 e 2024, passando de 123 para 141 casos.
Dados regionais: Na região, Franca lidera o ranking com quatro casos registrados. Ribeirão Preto teve três feminicídios, enquanto Sertãozinho, Ibarretama e Guaira registraram um caso cada. Em Guaira, o caso chamou atenção pela violência: a vítima, L. da Renata Benedita de Oliveira, de 39 anos, foi morta a facadas em sua residência em novembro do ano passado. O principal suspeito é seu companheiro, Rogério dos Santos, de 32 anos, preso em Minas Gerais um mês após o crime.
Contexto e causas: A advogada especialista em políticas de proteção à mulher, Nágela Oliveira, aponta que o aumento da violência está relacionado a homens que não aceitam o fim do relacionamento e ao machismo estrutural. Segundo ela, é necessário repensar a cultura para que o respeito às decisões das mulheres seja garantido.
Prevenção e denúncia: Nágela Oliveira destaca que o sistema repressivo existente não tem sido suficiente para desestimular os agressores. Ela defende a importância de trabalhar a mudança cultural desde a infância e adolescência. Além disso, reforça que a denúncia é uma ferramenta fundamental para combater a violência contra a mulher, e que as vítimas devem buscar a rede de apoio disponível, incluindo familiares, amigos e serviços sociais.
Informações adicionais
Para denunciar casos de violência contra a mulher, é possível entrar em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190 ou pelo disque denúncia 180. As vítimas podem contar com assistentes sociais e psicólogos nas redes protetivas de suas cidades, inclusive em municípios menores.



