Prefeitura informou que faz o serviço de abordagem social para assistir dependentes químicos e moradores em situação de rua
Moradores do Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto, estão preocupados com o aumento de furtos e roubos na região, atribuídos a usuários de drogas e moradores de rua. Apesar de investimentos em segurança particular, como alarmes e muros mais altos, os crimes persistem.
Ações da Prefeitura
Em resposta às reclamações, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a Secretaria de Assistência Social realiza diariamente intervenções de acolhimento e escuta qualificada para usuários de drogas e moradores de rua. O objetivo é orientá-los sobre os serviços disponíveis na cidade e conduzi-los voluntariamente para os equipamentos de assistência social, quando houver interesse.
Serviços Disponíveis
A Prefeitura destaca o Centro Pop, localizado na Rua Capitão Salomão, 324, no bairro Campos Elíseos, que oferece atendimento, acompanhamento técnico e atividades de vida diária, como alimentação e higiene pessoal. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Além disso, existem serviços de curta e longa permanência no Complexo Cetrem, com unidades na Rua Mojimirim, 45; Rua Caçapava, 84; e Rua Mirasol, 155, no bairro Salgado Filho. Este serviço funciona ininterruptamente.
Leia também
Denúncias e Apoio
A Prefeitura ressalta a necessidade de intensificar as ações e da vontade dos indivíduos em buscarem ajuda. A participação ativa dos moradores de rua e usuários de drogas é fundamental para o sucesso das políticas públicas. Para denúncias envolvendo pessoas em situação de rua, mendicância ou violação de direitos, a população pode entrar em contato pelos telefones (16) 310-0687 (Whatsapp), 1061 e 0800-773-161, disponíveis 24 horas.



