Campanha visa orientar a população sobre as formas de contração da Hepatite C e estimular a vacinação contra a Hepatite B
Em 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Em Ribeirão Preto, a campanha “Julho Amarelo” busca conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento dessas doenças, especialmente a hepatite C.
Aumento de Casos e a Importância da Prevenção
Segundo a Dra. Lís Neves, coordenadora do programa de AIDS, tuberculose e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, os casos de hepatite C, em especial, têm crescido no país. A doença é silenciosa, podendo permanecer anos sem sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Felizmente, o Ministério da Saúde investiu em novos tratamentos eficazes, que promovem a cura. A campanha busca identificar pessoas infectadas e garantir acesso ao tratamento.
Como se Contrai a Hepatite C e seu Impacto na Saúde Pública
A transmissão da hepatite C ocorre principalmente pelo contato com sangue contaminado (transfusões ou compartilhamento de seringas) e fluidos sexuais. A doença é grave, podendo levar a cirrose e câncer de fígado, gerando altos custos para o sistema de saúde. O investimento em tratamentos eficazes visa reduzir a incidência dessas complicações, além de melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos pacientes.
Leia também
- Campanha julho amarelo hepatites virais: Campanha “Julho Amarelo” é dedicada à conscientização e combate às hepatites virais
- Julho Amarelo: mês conta com ações intensificadas para testagem e prevenção contra hepatites
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
Ações em Ribeirão Preto durante a Campanha
Em Ribeirão Preto, a campanha, que acontece de 23 a 28 de julho, envolve ações em diversas unidades de saúde. Serão realizadas atividades de prevenção em praças, testes rápidos de hepatite C (em alguns locais, inclusive fora das unidades de saúde) e divulgação da campanha para estimular a procura por testes. No dia 28, haverá um evento na Esplanada do Theatro Pedro II, das 9h às 15h, com testes rápidos e orientações. Todas as unidades também incentivarão a vacinação contra a hepatite B.
A campanha “Julho Amarelo” em Ribeirão Preto reforça a importância da conscientização, prevenção e acesso ao diagnóstico e tratamento das hepatites virais, contribuindo para a saúde pública e a qualidade de vida da população.


