CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário da Educação admite perda socioemocional dos estudantes com a interrupção das aulas presenciais

Retomada das atividades, mesmo que não obrigatória, está marcada para atrássto nas escolas do Estado
perda socioemocional estudantes
Retomada das atividades, mesmo que não obrigatória, está marcada para atrássto nas escolas do Estado

Retomada das atividades, mesmo que não obrigatória, está marcada para atrássto nas escolas do Estado

Nesta quarta-feira (15), a equipe de reportagem acompanhou a vacinação de professores e profissionais da educação com 18 anos ou mais, iniciada na terça-feira (14) em Ribeirão Preto, na escola Otoniel Mota. O secretário da educação do Estado de São Paulo, Rossiely Soares, esteve presente para acompanhar essa etapa da campanha.

Desafios Socioemocionais e o Retorno às Aulas

O secretário Rossiely Soares abordou os prejuízos socioemocionais causados pela pandemia para crianças e alunos, que ficaram sem aulas presenciais e tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Ele destacou a dificuldade em prever o retorno completo à normalidade, dependendo da vacinação e da evolução da pandemia. Apesar dos desafios, a expectativa é de um segundo semestre melhor, com retorno às aulas presenciais em atrássto. O secretário explicou que a partir de atrássto, o limite para o retorno presencial será o distanciamento de um metro entre os alunos, podendo algumas escolas chegar a 100% da capacidade, dependendo da sua estrutura física.

Vacinação e Depoimentos de Professores

Sobre a vacinação, o secretário garantiu que não faltará vacina para os professores e que a campanha segue dentro do cronograma. A reportagem conversou com diversos professores que relatam ansiedade e expectativa pela vacinação. Alguns deles descreveram as dificuldades enfrentadas durante o período de ensino remoto, como a pedagoga e professora Bruna Fernandes, que destacou a diferença entre o ensino presencial e o online, e a professora Karen Cristina Ramalho, que mencionou a dificuldade de adaptação ao ensino à distância como o maior desafio da pandemia. O professor Fábio de Oliveira expressou alívio e esperança com a primeira dose da vacina.

Localização e Acesso à Vacinação

A vacinação ocorreu até às 17h na escola Otoniel Mota. O acesso para os professores que tinham agendamento foi pela Rua Cerqueira César, com entrada pelos portões localizados nos quarteirões da Campinas Salles, Marcondes Salgado e Prudente de Moraes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.