CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário da Educação de Ribeirão analisa a retomada das aulas municipais

Atividades voltaram de forma presencial após a vacinação dos profissionais; ensino é optativo e com turmas presenciais e remotas
retomada aulas municipais
Atividades voltaram de forma presencial após a vacinação dos profissionais; ensino é optativo e com turmas presenciais e remotas

Atividades voltaram de forma presencial após a vacinação dos profissionais; ensino é optativo e com turmas presenciais e remotas

Após um ano e meio de aulas remotas, as escolas municipais de Ribeirão Preto retomaram as atividades presenciais. Cerca de 47 mil estudantes dos ensinos infantil, fundamental e de jovens e adultos retornaram às salas de aula, seguindo medidas determinadas pela justiça do trabalho.

Retorno Gradual e Protocolos Sanitários

O retorno aconteceu de forma gradual, com limite de capacidade em cada sala de aula (50%), redução no transporte escolar e distanciamento entre as carteiras. A utilização de máscaras e a higienização constante também são obrigatórias. A medição de temperatura na entrada das escolas foi implementada em algumas unidades, apesar de controvérsias sobre sua efetividade na detecção da Covid-19. A organização do refeitório, com demarcação no solo, visa evitar aglomerações durante o recreio.

Negociações e Ensino Remoto

A retomada das aulas presenciais foi precedida por negociações entre a Secretaria da Educação e o sindicato dos servidores municipais, que haviam entrado com uma ação na justiça devido a preocupações com a segurança durante a pandemia. O retorno é optativo, permitindo que famílias e estudantes continuem com o ensino remoto, com suporte da TV Câmara. Professores com comorbidades ou que ainda não completaram o ciclo vacinal continuarão dando aulas remotas.

Planos para o Futuro

A Secretaria de Educação planeja avaliar a possibilidade de ampliar a capacidade de atendimento presencial para 100% em outubro. Há um reconhecimento do impacto da interrupção das aulas presenciais na aprendizagem e sociabilidade dos alunos. Para minimizar os prejuízos, estão previstas avaliações diagnósticas e planos individualizados de recuperação, com aulas de reforço e a adição de uma sexta aula diária para alunos do ensino fundamental no próximo ano. O transporte escolar opera com 50% da capacidade, e a merenda escolar é adaptada, com marmitex para alunos em ensino remoto e refeições servidas diretamente nas escolas para os alunos presenciais.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.