CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário da Educação de Ribeirão se mostra otimista para retorno das aulas presenciais na rede municipal

Prioridade no momento é retornar as atividades do ensino fundamental, creches e ensino infantil seria em uma segunda etapa
Retorno aulas presenciais
Prioridade no momento é retornar as atividades do ensino fundamental, creches e ensino infantil seria em uma segunda etapa

Prioridade no momento é retornar as atividades do ensino fundamental, creches e ensino infantil seria em uma segunda etapa

A Justiça do Trabalho media hoje uma audiência entre a Secretaria da Educação de Ribeirão Preto e o sindicato dos servidores municipais para discutir o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino. A audiência, realizada por videoconferência às 14h, terá como pauta principal a proposta da secretaria de antecipar o retorno presencial do ensino fundamental.

Relatório de Médicos e Vistorias

A secretaria pretende apresentar um relatório elaborado por três médicos infectologistas que vistoriaram 70 das 132 unidades de ensino do município. Em maio, prefeitura, sindicato e Justiça firmaram um acordo para o retorno presencial, condicionando-o à vacinação completa dos trabalhadores da educação, vistorias nas escolas e distribuição de equipamentos de proteção individual. O secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, se mostrou otimista quanto à liberação do retorno, priorizando o ensino fundamental em uma primeira etapa, com as creches em uma segunda.

Posicionamentos

O secretário destacou que as escolas foram aprovadas pelos infectologistas, que pequenas adequações foram feitas, os professores capacitados e a imunização dos professores adiantada (todos com pelo menos a primeira dose, e 50% com a segunda). Já Valdir Avelino, presidente do sindicato, enfatizou a importância da vacinação completa dos profissionais e disse ainda não ter acesso ao relatório da prefeitura, pretendendo analisá-lo durante a audiência. Ele condicionou a volta às aulas à conclusão da vacinação e reparos estruturais nas escolas.

Cenário Atual e Perspectivas

Parte dos profissionais da educação recebeu a primeira dose da vacina Pfizer entre 22 e 23 de junho, com a segunda dose prevista inicialmente para o fim de setembro. O Ministério da Saúde sinalizou a possibilidade de antecipar a segunda dose, embora ainda não haja data definida. Enquanto isso, as redes estadual e particular de ensino já retornaram às aulas presenciais desde 2 de atrássto, com cada escola definindo a capacidade de alunos em sala, respeitando distanciamento e uso de máscaras. A audiência de hoje pode trazer um desfecho para a questão do retorno presencial do ensino municipal em Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.