CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário da Fazenda faz análise do primeiro mês da nova administração

Chefe de pasta afirma que reajustes na taxa de água e iluminação foram necessários para ajudar a controlar finanças
análise da nova administração
Chefe de pasta afirma que reajustes na taxa de água e iluminação foram necessários para ajudar a controlar finanças

Chefe de pasta afirma que reajustes na taxa de água e iluminação foram necessários para ajudar a controlar finanças

A nova administração da prefeitura de Ribeirão Preto enfrenta o desafio de reorganizar as finanças do município e recuperar a credibilidade junto à população. A equipe do prefeito Duarte Nogueira herdou uma situação financeira complexa, com dívidas que estão sendo negociadas e a necessidade de cortes de gastos para equilibrar as contas.

Dívidas e contenção de gastos

O secretário da Fazenda, Manoel Gonçalves, afirma que a prioridade é recuperar a capacidade de pagamento e investimento, além da credibilidade. Para isso, a prefeitura está analisando detalhadamente os gastos, buscando otimizar recursos e sanear as autarquias, fundações e empresas municipais. A formação de comitês com a participação de outras secretarias auxilia na contenção de despesas, avaliando todas as despesas realizadas por cada secretaria para garantir que se encaixem no orçamento.

Reajustes e medidas impopulares

Nos primeiros dias de governo, a população foi surpreendida com reajustes na tarifa de iluminação pública (10,72%) e na conta de água (15,5%). Segundo o secretário, essas medidas foram necessárias para repor perdas e cumprir a legislação. O aumento na tarifa de água, por exemplo, foi justificado pela necessidade de manter a viabilidade da empresa responsável pelo serviço. Outra medida polêmica foi o descomprimento de uma lei que aumentaria o salário de agentes públicos, medida que, segundo a prefeitura, gerará uma economia de R$ 500 mil mensais.

Desafios e perspectivas

O especialista em administração pública João Luiz Passador avalia que o prefeito está cumprindo as expectativas iniciais, mas ressalta que os primeiros 100 dias são apenas o começo. Ele sugere que um diagnóstico mais completo sobre a relação entre as promessas de campanha e a implementação das políticas públicas só será possível em alguns meses. A nova gestão precisa priorizar o atendimento a cada setor, com atenção especial para saúde e educação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.