CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário da Saúde afirma que não há perspectiva de abertura de novos leitos de UTI em Ribeirão

Sandro Scarpelini afirma que a falta de respeito à quarentena tem colapsado a saúde; um lockdown não está descartado
leitos de UTI
Sandro Scarpelini afirma que a falta de respeito à quarentena tem colapsado a saúde; um lockdown não está descartado

Sandro Scarpelini afirma que a falta de respeito à quarentena tem colapsado a saúde; um lockdown não está descartado

Ribeirão Preto enfrenta instabilidade no sistema de agendamento de vacinação contra a Covid-19.

Sistema de Agendamento Instável

Na terça-feira, o site da prefeitura responsável pelo agendamento de vacinas para gestantes, puérperas e idosos de 64 anos (segunda dose da Coronavac) ficou fora do ar devido à alta demanda. Segundo o secretário Sandra Escarpelina, a Codérpica, empresa que administra o site, trabalha para solucionar o problema. Apesar da instabilidade, a Secretaria da Saúde garante que há vagas disponíveis para todos.

Aumento de Casos e a Pressão Hospitalar

A cidade registra um aumento significativo de casos e óbitos, atribuído ao descumprimento das medidas do Plano São Paulo. A abertura de novos leitos de enfermaria é consequência dessa fase de transição. Dez pacientes foram transferidos dos polos Covid para hospitais da cidade, mas não há previsão de aumento de leitos de UTI devido à falta de recursos humanos. A situação nos hospitais é crítica, com fluxo lento e baixa rotatividade em CTI, situação que se repete em outras cidades brasileiras. O aumento de casos graves foi praticamente instantâneo após o Dia das Mães, sobrecarregando o sistema hospitalar.

Medidas Restritivas e o Futuro

O secretário da Saúde alerta para a possibilidade de um novo aumento de casos e mortes se as medidas de prevenção não forem respeitadas. Embora não haja planos imediatos para um novo lockdown, a possibilidade não é descartada. A decisão dependerá da nova reclassificação do Plano São Paulo e da evolução da pandemia nos próximos dias. A região enfrenta dificuldades em adotar medidas conjuntas, o que dificulta o controle da situação. O aumento de casos é reflexo da flexibilização das medidas e do aumento de aglomerações, como apontado por pesquisadores da Fiocruz.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.