CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário da Saúde de Ribeirão fala em ‘estabilidade com tendência de queda’ nos casos de Covid-19

Segundo Sandro Scarpelini, os polos Covid estão com fluxo 45% menor de pacientes do que o registrado antes do lockdown
casos de Covid-19
Segundo Sandro Scarpelini, os polos Covid estão com fluxo 45% menor de pacientes do que o registrado antes do lockdown

Segundo Sandro Scarpelini, os polos Covid estão com fluxo 45% menor de pacientes do que o registrado antes do lockdown

Estabilidade e Tendência de Queda em Ribeirão Preto

Segundo entrevista coletiva realizada na Prefeitura de Ribeirão Preto, a cidade apresenta uma fase de estabilidade na pandemia de Covid-19, com tendência de queda nos atendimentos. O secretário de Saúde, Sandro Scarpellini, atribuiu essa melhora aos resultados do lockdown e aos atendimentos nos polos Covid, que registraram 45% a menos de casos.

Mudança no Perfil dos Internados

Apesar da tendência de queda, o secretário destacou uma mudança significativa no perfil dos pacientes internados. Embora o número de novos casos tenha diminuído, a taxa de ocupação de leitos de UTI não tem caído na mesma velocidade. Isso se deve ao fato de os pacientes estarem permanecendo mais tempo internados, em decorrência da predominância da variante P1 (80% dos casos), que apresenta um quadro clínico diferente do observado no ano passado. Enquanto no ano passado a maioria dos casos era de síndrome gripal, atualmente há um aumento significativo de casos mais graves, o que impacta diretamente no tempo de internação.

Vacinação e Estoque de Medicamentos

A situação dos medicamentos para intubação está controlada, com estoque suficiente para pelo menos 15 dias. Em relação à vacinação, quase 10% da população (69.139 pessoas) já completaram o ciclo de imunização. A previsão é de que a vacinação para a faixa etária dos 60 anos comece na próxima semana.

Ribeirão Preto demonstra progresso no combate à pandemia, com estabilidade e tendência de queda nos casos. No entanto, a mudança no perfil dos pacientes internados e o tempo prolongado de internação exigem atenção contínua do sistema de saúde. A vacinação em massa segue como fator crucial para o controle da doença.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.