CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário da Saúde garante que Ribeirão não vive uma epidemia de sarampo

Até o momento, apenas um caso foi confirmado no município; outros 15 estão sendo investigados pela pasta
epidemia de sarampo
Até o momento, apenas um caso foi confirmado no município; outros 15 estão sendo investigados pela pasta

Até o momento, apenas um caso foi confirmado no município; outros 15 estão sendo investigados pela pasta

Em entrevista coletiva, o secretário da saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpeline, afirmou que a cidade não enfrenta uma epidemia de sarampo como a Grande São Paulo, que já registra 500 casos confirmados.

Casos em Ribeirão Preto e medidas de prevenção

Em julho, 15 casos foram diagnosticados em Ribeirão Preto, sendo 9 adultos e 6 crianças. Diante da alta transmissibilidade do sarampo, a secretaria de saúde adotou medidas de bloqueio, aplicando doses de reforço da vacina em pessoas que tiveram contato próximo com os infectados. A população é orientada a procurar as unidades de saúde para verificar seu estado vacinal (duas doses para a maioria) e relatar qualquer sintoma como febre e manchas vermelhas.

Sintomas e confirmação de casos

O primeiro caso confirmado em Ribeirão Preto em 2019 foi em uma criança, cuja idade não foi divulgada. Inicialmente, exames descartaram o sarampo, mas uma sorologia posterior em São Paulo confirmou a doença. Mesmo com a contraprova não realizada pelo Estado, a secretaria considera qualquer caso suspeito (febre, coriza e manchas) como sarampo, tomando medidas de bloqueio com os contactantes.

Vacinação e prevenção

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, Luzia Marcia Romanho Le Passos, detalhou os sintomas do sarampo (febre, tosse, irritação ocular, coriza, congestão nasal, mal-estar e manchas avermelhadas). A única forma de prevenção é a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), oferecida gratuitamente pelo SUS. Apesar da cobertura vacinal acima de 100% na primeira dose em crianças, a segunda dose está abaixo do ideal. Adultos que não tomaram duas doses ou têm dúvidas sobre sua imunização também devem procurar as unidades de saúde. A vacinação não é recomendada para gestantes e pessoas com baixa imunidade.

O sarampo, embora não seja grave, é altamente transmissível. A recomendação é que a população fique atenta à carteira de vacinação e procure os postos de saúde para garantir a imunização. A prevenção, através da vacinação, é fundamental para evitar o avanço da doença.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.