CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário de desenvolvimento regional chega em Ribeirão para monitorar situação do HC

Marco Vinholi acompanha a situação de pacientes internados por conta da Covid-19; visita pode tirar Ribeirão da fase vermelha
monitoramento HC Ribeirão
Marco Vinholi acompanha a situação de pacientes internados por conta da Covid-19; visita pode tirar Ribeirão da fase vermelha

Marco Vinholi acompanha a situação de pacientes internados por conta da Covid-19; visita pode tirar Ribeirão da fase vermelha

Nesta sexta-feira, representantes do governo estadual visitarão o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto para avaliar a situação do atendimento a pacientes com coronavírus na cidade e região.

Visita Governamental e Expectativas

A visita contará com a presença do secretário estadual da saúde, Jean Gorinquin; o secretário municipal da saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpellini; o prefeito de Araraquara; e o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi. Após a visita ao HC, a comitiva seguirá para o Supera Parque para vistoriar um robô que auxilia nos exames de Covid-19.

Existe grande expectativa em torno da visita, principalmente quanto à possibilidade de Ribeirão Preto mudar de fase no Plano São Paulo. A cidade permanece na fase vermelha há mais de oito semanas, com restrições significativas. A taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 voltou a ultrapassar 80%, gerando preocupação.

Situação Crítica nos Hospitais

De acordo com o portal leitoscovid.org, a situação nos hospitais é preocupante. Das 237 vagas de isolamento, 192 estão ocupadas (acima de 100% da capacidade). 137 pacientes necessitam de respiradores, e a taxa de ocupação nas enfermarias para casos moderados é de 71,43%. Ambos os prédios do HC (o principal e a emergência) estão operando em situação crítica, com lotação máxima em enfermarias e UTIs com 93,42% de ocupação. Para avançar para a fase laranja, Ribeirão Preto precisa manter a taxa de ocupação de leitos abaixo de 80% e controlar o número de casos.

Ações Futuras e Resultados Esperados

A visita também abordará a demanda reprimida de exames de Covid-19, com mais de 6 mil pessoas aguardando resultados. A expectativa é que o robô no Supera Parque agilize esse processo. A comitiva também visitará Franca para avaliar a situação da Santa Casa local. A situação dos leitos de UTI em Ribeirão Preto e a necessidade de recursos adicionais para Franca serão pontos importantes da avaliação.

A visita dos secretários estaduais e municipais demonstra a atenção dada à situação de Ribeirão Preto e região, buscando soluções para enfrentar os desafios impostos pela pandemia. Acompanhar os desdobramentos desta visita será crucial para entender os próximos passos no combate à Covid-19 na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.