Em meio ao avanço das internações, a Prefeitura e a Câmara tentaram flexibilizar as regras de funcionamento do comércio
Franca, segunda cidade em número de casos de Covid-19 na região, enfrenta aumento de internações. A Secretaria Municipal de Saúde registrou 38 novos casos, elevando o total para 20.665 infectados e 387 óbitos desde o início da pandemia.
Alta ocupação de leitos de UTI
A ocupação de leitos de UTI na Santa Casa de Franca está acima de 80%, gerando preocupação com a fila de espera por vagas. O secretário municipal de saúde, Lucas Eduardo de Souza, afirma que a rede privada consegue oscilar o número de leitos de acordo com a demanda, mas que a situação é acompanhada de perto. A cidade conta com 15 leitos de UTI no AMI e 37 na Santa Casa, totalizando 52 leitos apenas no município. A possibilidade de buscar novos leitos em outras cidades da região não está descartada.
Vacinação em Franca
A vacinação em Franca segue o calendário estadual. A campanha para pessoas com 75 anos ou mais teve grande procura e continua em andamento. A imunização de outros grupos etários (72 a 74 anos a partir de 22 de março e 70 anos ou mais a partir de 29 de março) dependerá da chegada de novas doses do governo estadual. A estrutura para a vacinação está pronta, com equipes e postos organizados.
Leia também
Fiscalização da fase emergencial
A fiscalização do cumprimento das regras da fase emergencial tem sido realizada pela Vigilância Sanitária, com foco na prevenção de aglomerações e eventos clandestinos. Embora existam casos de descumprimento, a Secretaria de Saúde busca trabalhar com antecedência, entrando em contato com organizadores de eventos para alertá-los sobre as penalidades. Estabelecimentos que infringem o decreto municipal recebem notificações, multas e podem recorrer da decisão.
A regulação de encaminhamento de pacientes para outros municípios é feita pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Saúde) em nível estadual. Franca, como referência em saúde na região, recebe e encaminha pacientes, dependendo da disponibilidade de leitos. A central busca vagas em outras cidades quando os leitos locais estão esgotados, garantindo o atendimento à população.



