Boletim desta quarta (16) registra 52 novos casos da Covid-19 e uma morte. Cidade totaliza 9.343 infectados e 215 óbitos
Desde o início da semana, autoridades de saúde de Franca e região têm demonstrado preocupação com o aumento de festas e eventos clandestinos, gerando aglomerações e descumprimento das medidas de prevenção à Covid-19.
Aumento de Denúncias e Ações de Fiscalização
A Vigilância Sanitária e epidemiológica têm recebido um número crescente de denúncias. Enquanto em novembro a média era de 12 denúncias de quinta a domingo, em dezembro esse número saltou para 70, refletindo um aumento significativo de eventos clandestinos. Equipes de fiscalização têm atuado em diversos locais, autuando bares e chácaras que descumpriam as regras de isolamento social e capacidade de ocupação (40% na fase amarela do Plano São Paulo).
Preocupação com o aumento de casos e faixa etária
O secretário da saúde, Luiz Carlos Vergara, e o médico da vigilância epidemiológica, Antônio Rosa Jr., expressaram preocupação com o aumento de casos de Covid-19 em Franca, especialmente com o crescimento entre jovens de 20 a 39 anos. Muitos jovens têm abandonado o uso de máscaras, aumentando o risco de contágio e transmissão para familiares. Esse comportamento não se limita a Franca, sendo observado em outras cidades da região.
Recomendações e Número de Denúncias
Com o aumento de casos, há uma projeção de crescimento ainda maior a partir da segunda quinzena de janeiro, considerando o período de incubação do vírus. As autoridades recomendam que eventos familiares sejam realizados com o mínimo de pessoas, em locais ventilados e com distanciamento. Para denúncias, o telefone disponível é o 3711-9415. Franca registrava, até o último boletim, 9.291 casos confirmados e 214 óbitos por Covid-19.



