Marcio Fernando Elias Rocha também se reuniu com vice-prefeito da cidade para debater novas medidas sócio educativas
Desde que assumiu a Fundação Casa, o secretário de Justiça tem realizado diversas reuniões para fortalecer os laços com as unidades espalhadas pelo Estado. Em Ribeirão Preto, o secretário Márcio Fernando Elias Rosa concedeu entrevista à CBN sobre o perfil dos internos.
Perfil dos Internos em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, há um número significativo de jovens apreendidos por tráfico de drogas e roubo. O secretário destacou a existência de unidades de internação provisória e para multirreincidentes, atendendo a diversos perfis. A análise dos crimes cometidos mostra que o tráfico de drogas é o mais prevalente (58%), seguido de roubo qualificado (20%) e roubo simples (10%). Homicídios representam apenas 0,6% dos casos. Isso contrasta com a média estadual de jovens envolvidos com tráfico, que fica em 43%.
Reinserção Social e Projetos
A Fundação Casa implementa medidas para a reinserção social dos infratores, com atividades diárias obrigatórias que incluem capacitação profissional. A rotina compulsória, das 6h às 21h ou 22h, visa impactar positivamente a vida dos internos, independente do tempo de internação (3 meses, 6 meses ou 3 anos).
Parcerias e Incidentes Recentes
O secretário visitou Ribeirão Preto e se reuniu com o vice-prefeito e secretário de governo, Carlos César Barbosa. Discutiram a criação de uma usina de reciclagem com mão de obra de internos, um projeto em parceria com o Fundo Social. Recentemente, um incidente envolvendo o furto de um celular por cinco internos gerou repercussão negativa. O celular foi recuperado e devolvido à professora, mas o ocorrido serviu como alerta sobre as regras de entrada de aparelhos eletrônicos nas unidades.
As ações da Fundação Casa em Ribeirão Preto demonstram um esforço contínuo para lidar com a complexa realidade da população infanto-juvenil em conflito com a lei, buscando a ressocialização e a prevenção da criminalidade.



