CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário de Planejamento Urbano de Franca admite cobrança indevida em obras de creches na cidade

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Cobrança indevida obras creches
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

A construção de escolas infantis em diversos bairros de Franca, como Adin-luisa, Jardim Guanabara, Palermo e Quinta do Café, enfrenta sérios atrasos. Previstas para serem entregues em julho do ano passado, as obras permanecem inconclusas, levantando preocupações sobre o uso de recursos públicos e o impacto na educação infantil na região.

Investigação e Desvio de Recursos

Uma investigação da promotoria revelou o abandono dos canteiros de obras e indícios de que a construtora responsável recebeu pagamentos por serviços não executados. Diante dessas irregularidades, uma ação civil pública foi movida contra a construtora, empreiteiros e engenheiros da prefeitura, buscando responsabilizar os envolvidos e recuperar os valores desviados.

Esclarecimentos na Câmara Municipal

Os vereadores de Franca convocaram o secretário de Planejamento Urbano, Nicola Rossano, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras, o desvio de dinheiro e as medidas tomadas pela prefeitura. Rossano informou que a prefeitura notificou a empresa contratada e instaurou processos administrativos para investigar os atrasos e as irregularidades encontradas, incluindo a identificação de erros de medição que resultaram em cobranças indevidas de R$ 561 mil.

Rescisão Contratual e Próximos Passos

Diante da comprovação do desvio e da paralisação das obras, o contrato com a empresa foi rescindido. A administração municipal busca atrásra recuperar o valor desviado por meio de ações judiciais, embora não haja garantia de que todo o montante será recuperado. Rossano informou que 70% das creches estão prontas e que a retomada das obras é esperada para breve, possivelmente através de dispensa de licitação.

A administração municipal segue empenhada em solucionar os problemas e garantir a conclusão das creches, buscando minimizar os prejuízos causados e assegurar o acesso à educação infantil para as crianças da cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.