CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário de Ribeirão critica a falta de adesão ao distanciamento: ‘como se nada tivesse acontecendo’

Sandro Scarpelini lamentou o fato de ter flagrado várias pessoas circulando pela cidade mesmo em regime de lockdown
distanciamento social
Sandro Scarpelini lamentou o fato de ter flagrado várias pessoas circulando pela cidade mesmo em regime de lockdown

Sandro Scarpelini lamentou o fato de ter flagrado várias pessoas circulando pela cidade mesmo em regime de lockdown

Ribeirão Preto enfrentou um aumento significativo de casos e mortes por Covid-19, levando ao fechamento da cidade. O secretário de saúde, Sandro Scarpeline, explicou a situação em entrevista.

Cenário crítico e medidas tomadas

Apesar de Ribeirão Preto ter defendido a abertura da cidade em momentos anteriores, alegando índices que permitiriam uma fase menos restritiva, a realidade mostrou-se diferente. Mais de 5 mil casos e 150 mortes foram registrados em um curto período. O secretário afirma que a cidade sempre seguiu as diretrizes do Plano São Paulo, adaptando-as conforme as mudanças nos decretos estaduais. Ele argumenta que o governo do estado, por sua vez, descumpriu suas próprias determinações, o que influenciou a situação.

Aumento de leitos e adesão da população

Scarpeline destaca que a pandemia de 2021 apresenta características diferentes, com maior sobrevida dos pacientes internados em UTI devido à experiência adquirida e melhores recursos. Contudo, essa maior sobrevida resulta em menor rotatividade de leitos, levando ao colapso do sistema. Apesar do aumento no número de leitos de UTI, a taxa de ocupação permanece alta devido ao contínuo crescimento de casos e à baixa adesão da população às medidas restritivas. O secretário observou que o movimento nas ruas era maior que em um domingo comum, indicando que parte da população ainda não compreendeu a gravidade da situação.

Perspectivas e desafios

A falta de adesão às medidas e a crise de civismo são apontadas como fatores agravantes. Scarpeline menciona a possibilidade de abrir mais alguns leitos de UTI em breve, mas ressalta a necessidade de diminuição no número de casos para que as medidas restritivas surtam efeito. A situação em Ribeirão Preto reflete a gravidade da pandemia no Brasil, com números recordes de óbitos e a necessidade de conscientização da população sobre a importância das medidas de prevenção.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.