CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário diz que há ‘interpretações equivocadas’ dos casos de Covid em Ribeirão

Responsável pela Saúde, Sandro Scarpelini, criticou modelo de divulgação dos dados da pandemia na cidade
casos de Covid Ribeirão
Responsável pela Saúde, Sandro Scarpelini, criticou modelo de divulgação dos dados da pandemia na cidade

Responsável pela Saúde, Sandro Scarpelini, criticou modelo de divulgação dos dados da pandemia na cidade

A CBN Ribeirão Preto entrevistou o secretário de Saúde, Sandres Carpelini, para discutir a situação da COVID-19 no município em 2021. Em dezembro, os casos superaram os três meses anteriores, representando o quinto pior mês da pandemia, atrás apenas de junho, julho, atrássto e setembro.

Dados e Divulgação

O secretário explicou que o aumento de casos em dezembro apresenta características diferentes do início da pandemia. A letalidade é menor, com apenas 1% dos casos evoluindo para óbitos, e a maioria dos casos se concentra na síndrome gripal, sem necessidade de internação. Carpelini justificou a mudança na divulgação dos dados, alegando que a análise epidemiológica completa leva tempo, e que divulgar os dados de óbitos em tempo real pode levar a interpretações equivocadas. Os dados de final de semana passaram a não ser publicados para permitir uma análise mais completa e precisa.

Fase Amarela e Compreensão Pública

Ribeirão Preto permaneceu na fase amarela do Plano São Paulo, mesmo com o aumento de casos. Carpelini argumentou que, segundo os dados epidemiológicos, o município estaria na fase verde há seis semanas, mas que o aumento de casos, principalmente devido ao retorno de moradores que viajaram para as praias durante o final do ano, poderia mudar essa situação. Ele enfatizou a necessidade de uma melhor compreensão pública dos dados epidemiológicos para evitar interpretações errôneas sobre a gravidade da situação.

Vacinação e Prioridades para 2021

O secretário anunciou que o plano de vacinação será apresentado em 8 de janeiro, com previsão de início da vacinação em 25 de janeiro, dependendo da chegada das doses. As prioridades para as primeiras semanas de janeiro incluem a finalização da obra do Centro de Saúde Quintino Faccio I, uma revisão administrativa na Secretaria de Saúde e o início das obras de mais 12 unidades de saúde. Carpelini destacou a importância da vacinação e a necessidade de manter os cuidados de higiene e o uso de máscaras até que a imunização da população esteja completa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.