CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário estadual do Meio Ambiente visita Ribeirão Preto

Bruno Covas concedeu entrevista exclusiva à CBN Ribeirão
Secretário estadual do Meio Ambiente visita
Bruno Covas concedeu entrevista exclusiva à CBN Ribeirão

Bruno Covas concedeu entrevista exclusiva à CBN Ribeirão

Os dados oficiais sobre o avanço da mecanização da colheita da cana-de-açúcar no estado de São Paulo serão divulgados em breve. Segundo informações da Secretaria de Agricultura, Secretário estadual do Meio Ambiente visita, o número consolidado para todo o estado será apresentado, embora já existam dados regionais.

Protocolo e prazos para fim da queima da palha

Em 2002, a lei paulista estabeleceu o fim da queima da palha para 2021 nas áreas planas e 2031 nas áreas não planas. No entanto, um protocolo assinado com o setor em 2007 antecipou esses prazos para 2014 e 2017, respectivamente. Em 2011, a mecanização da colheita atingiu 65%, e o dado mais recente, referente a 2012, aponta 72,6% de mecanização no estado, indicando que o prazo de 2014 será cumprido.

Dificuldades dos pequenos produtores: Enquanto as usinas respondem por cerca de 70% da produção e apresentam 85% de mecanização, os pequenos produtores, que representam os outros 30%, alcançam apenas 50%. Essa diferença é atribuída aos altos custos dos equipamentos e à necessidade de treinamento dos operadores. O custo médio de uma colhedora é próximo de um milhão de dólares. O número de máquinas cresceu de cerca de 700 em 2006 para mais de 3 mil na safra de 2012.

Incentivos para aquisição de máquinas: A Secretaria de Agricultura tem buscado estimular a compra de equipamentos por pequenos produtores, solicitando linhas específicas de financiamento, inclusive para cooperativas, a fim de facilitar o acesso às máquinas necessárias para a mecanização.

Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o novo Código Florestal: O novo Código Florestal exige que os produtores rurais realizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem como objetivo identificar o déficit de recuperação de áreas de mata ciliar e outras informações ambientais das propriedades. Embora a responsabilidade pelo cadastro seja do Ministério do Meio Ambiente, no estado de São Paulo a tarefa foi estadualizada após protocolo com a ministra Isabela Teixeira. A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Agricultura, deve lançar o CAR em maio para que os 330 mil proprietários rurais do estado possam realizar o cadastro.

Entenda melhor

O avanço da mecanização da colheita da cana-de-açúcar é fundamental para cumprir as metas ambientais e legais relacionadas ao fim da queima da palha. O CAR é uma ferramenta importante para monitorar e garantir a recuperação ambiental nas propriedades rurais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.