CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretário Felipe Elias Miguel afirma que a pasta investiga possíveis irregularidades na vacinação da educação em Ribeirão

Cerca de nove mil profissionais da educação foram imunizados apenas durante a campanha da educação
vacinação educação Ribeirão
Cerca de nove mil profissionais da educação foram imunizados apenas durante a campanha da educação

Cerca de nove mil profissionais da educação foram imunizados apenas durante a campanha da educação

Ribeirão Preto iniciou a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da educação com idade entre 18 e 44 anos, com previsão de retorno às aulas presenciais na rede municipal em atrássto. Em entrevista, o secretário de Educação de Ribeirão Preto, Felipe Elias Miguel, detalhou a situação.

Vacinação dos Profissionais da Educação

Até o momento da entrevista, cerca de 8 mil profissionais da educação já haviam sido imunizados em Ribeirão Preto, com expectativa de atingir 9 mil ao final do dia. A campanha abrange profissionais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico profissionalizante), excluindo profissionais de cursos livres e superiores. Apesar de alguns casos de duplicidade de cadastros e vacinação em campanhas distintas, o secretário afirmou que a situação está sendo apurada pela Secretaria da Saúde, e que esses casos pontuais não comprometeram significativamente o andamento da campanha.

Acesso à Internet e Aulas Remotas

A prefeitura de Ribeirão Preto distribuiu 23 mil chips de internet para alunos da rede municipal, dos quais cerca de 4 mil estão sendo utilizados. Apesar disso, o secretário relatou que aproximadamente 50% dos alunos demonstram perda de interesse nas aulas online, indicando a necessidade de retorno presencial. A rede municipal conta com 47 mil alunos, e o modelo de ensino remoto tem se mostrado insustentável para muitos.

Retorno às Aulas Presenciais

O retorno às aulas presenciais depende de uma decisão judicial, que condiciona o retorno à vacinação dos profissionais da educação e à vistoria de todas as 132 escolas da rede municipal por uma equipe médica. As vistorias avaliarão protocolos sanitários e a necessidade de medidas como a aferição de temperatura. A previsão otimista é de retorno em atrássto, mas a situação judicial e a necessidade de vistorias em mais de 1.100 salas de aula representam um desafio. A rede municipal de ensino está atrasada em relação à rede estadual e particular, gerando dificuldades para as famílias com alunos em diferentes redes. A prefeitura mantém a distribuição diária de cerca de 10 mil refeições para os alunos, programa que deve continuar até o retorno às aulas presenciais.

A situação em Ribeirão Preto demonstra os desafios de retomar as aulas presenciais após um longo período de ensino remoto, envolvendo questões de vacinação, acesso à tecnologia, engajamento dos alunos e cumprimento de decisões judiciais. A busca por um retorno seguro e eficaz é o foco principal das autoridades.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.