Projeto exige que os motociclistas fixem as placas nas laterais das bags; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Falta de medicamentos: Prefeito de Ribeirão Preto busca solução em Brasília
Prefeito em Brasília para discutir escassez de remédios
O prefeito de Ribeirão Preto embarcou para Brasília para se reunir com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a fim de discutir a escassez de medicamentos na cidade. A reunião, marcada para o dia 20 de julho, abordará a falta de remédios como amoxilina e a alta no custo dos medicamentos, que chegou a 22% em comparação com o ano passado.
Impacto da falta de medicamentos em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a Fundação Santa Lydia tem conseguido suprir as Upas e UBSs com medicamentos, embora tenha havido casos de falta de amoxilina entre os dias 8 e 11 de julho. A falta de medicamentos injetáveis, como a pirona e a sora, também tem sido um problema em algumas cidades da região. A reunião em Brasília buscará soluções para esse problema, que afeta todo o país e é agravado por fatores como a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China.
Leia também
Pressão política e busca por soluções
A ida do prefeito a Brasília representa uma forma de pressionar o governo federal para encontrar soluções para a escassez de medicamentos. A situação é considerada um problema nacional, com impactos diretos na população. Embora alguns medicamentos estejam disponíveis no mercado, os preços estão mais altos, dificultando o acesso, principalmente para quem precisa de uso contínuo. A situação é ainda mais crítica em cidades menores. A Fundação Santa Lydia, responsável pela compra de medicamentos para as Upas e UBSs de Ribeirão Preto, destaca a necessidade de um debate em Brasília sobre a estrutura de compras de medicamentos.
Em suma, a escassez de medicamentos é um problema complexo com múltiplas causas e que exige uma resposta coordenada entre os governos federal e municipais. A reunião em Brasília representa um passo importante na busca por soluções para garantir o acesso da população aos medicamentos essenciais.