CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo consultor de agronegócio, aumento do combustível é devido o atraso no ano agronômico da cana

Ouça mais informações no 'Giro do Agro' com Gleice Lira
aumento preço combustível
Ouça mais informações no 'Giro do Agro' com Gleice Lira

Ouça mais informações no ‘Giro do Agro’ com Gleice Lira

O preço do etanol subiu na região, atingindo R$ 4,20 em alguns postos na sexta-feira passada. Essa alta preocupa, principalmente no início da safra da cana.

Menor produção de cana

Segundo o consultor em agronegócio José Luiz Coelho, o aumento no preço se deve à menor produção de cana-de-açúcar. Um atraso de quase 30 dias no ano agronômico fez com que a cana não amadurecesse o suficiente, reduzindo a produção das usinas. Atualmente, pouco mais de 160 usinas estão em operação, enquanto normalmente seriam mais de 240 nessa época do ano. Essa menor oferta de matéria-prima impacta diretamente no preço final do etanol.

Preços devem baixar em breve

Há expectativa de queda nos preços entre o final de maio e início de junho. A safra atual deve ser mais açucareira do que alcooleira, devido ao preço alto do açúcar no mercado internacional e ao baixo teor de sacarose da cana este ano (em torno de 11% a 11,5%, enquanto normalmente estaria em 12% a 13% nesta época). A cana também apresenta menor quantidade de toneladas por hectare. Essa combinação de fatores resulta em menos matéria-prima disponível para a produção de etanol, elevando os custos e afetando o preço da gasolina.

Cenário futuro

A expectativa é que com o avanço da safra e o aumento da produção de cana, os preços do etanol tendam a se estabilizar e diminuir. A situação atual demonstra a complexa inter-relação entre fatores climáticos, produção agrícola e preços dos combustíveis no mercado.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.