João Velloso comenta a demora do retorno presencial das escolas municipais e que questão pode prejudicar os alunos
O GiroCBN conversou com o professor João Veloso, diretor regional do sindicato das escolas particulares, sobre a migração de alunos da rede privada para a pública em Ribeirão Preto e as consequências da pandemia para o setor.
Migração de Alunos e a Pandemia
A pandemia impactou significativamente as escolas privadas, com muitas instituições, principalmente as de pequeno e médio porte, perdendo cerca de um terço das matrículas. A possibilidade de aulas remotas, tanto na rede pública quanto na privada, levou alguns pais a optarem pela escola pública para reduzir custos. No entanto, o professor Veloso destaca que o desejo dos pais é, em geral, matricular seus filhos em escolas particulares, e que a retomada das aulas presenciais já mostra sinais de recuperação.
Desafios e Reinvenção das Escolas Particulares
Para atrair alunos em um cenário econômico desafiador, as escolas particulares estão buscando negociar com os pais e encontrar soluções acessíveis. O professor Veloso ressalta a importância da gestão eficiente das escolas privadas, contrastando-a com a falta de comprometimento observada em algumas escolas públicas. Ele argumenta que a diferença de qualidade entre as redes é significativa, impactando o desempenho dos alunos e o acesso ao ensino superior.
Leia também
Ensino Remoto e o Futuro da Educação
A pandemia acelerou a adoção do ensino remoto, que, segundo o professor Veloso, foi mais bem implementado nas escolas privadas devido ao maior acesso à tecnologia. Ele critica o adiamento do retorno das aulas presenciais em escolas públicas de Ribeirão Preto, o que amplia a distância em relação às escolas privadas. Apesar das dificuldades iniciais, o ensino remoto se tornou parte da metodologia das escolas particulares, e a tecnologia passou a ser integrada ao processo pedagógico. A diferença de qualidade entre as redes de ensino, agravada pela pandemia, preocupa o professor, que defende a valorização dos professores e a melhoria da qualidade do ensino público como soluções para diminuir a desigualdade.
Em suma, a entrevista destaca os desafios enfrentados pelas escolas privadas e públicas durante e após a pandemia, enfatizando a necessidade de uma maior valorização dos professores e a busca por soluções para reduzir a desigualdade no acesso à educação de qualidade.



