CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seguro automotivo cobre estragos causados pela chuva?

Advogado especialista em direito público explica quando e em que cada tipo de plano pode ressarcir o motorista
Seguro automotivo cobre chuva
Advogado especialista em direito público explica quando e em que cada tipo de plano pode ressarcir o motorista

Advogado especialista em direito público explica quando e em que cada tipo de plano pode ressarcir o motorista

Temporais e alagamentos, embora nem sempre totalmente previsíveis, são comuns em certas épocas do ano e podem causar diversos transtornos. Em situações de chuva intensa, áreas alagadas, quedas de árvores e outros imprevistos podem surpreender motoristas. Mas, como fica a situação do seguro nesses casos? Ademar Padrão Neto, advogado especialista em direito público, esclarece essa questão.

Cobertura Compreensiva: Proteção em Casos de Enchentes

Segundo o advogado, a cobertura do seguro dependerá do contrato escolhido pelo proprietário do veículo. A chamada cobertura compreensiva, que abrange colisão, incêndio, roubo, furto e, inclusive, enchentes, garante a proteção do veículo em caso de alagamento. No entanto, é crucial que o segurado não se exponha desnecessariamente ao perigo, tentando atravessar áreas alagadas. Em caso de inundações, a corretora deve ser acionada imediatamente, assim como as equipes de segurança, se o veículo já estiver em meio à água. Se houver risco de alagamento, o ideal é buscar socorro em vez de se arriscar. Caso o veículo seja danificado, o procedimento padrão é comunicar o sinistro e registrar um boletim de ocorrência.

Franquia e Cobertura em Contrato

Mesmo para quem possui seguro, a cobertura pode depender do valor da franquia estipulada. Se o contrato incluir cobertura para enchentes e alagamentos, as regras de participação do segurado (franquia) devem ser seguidas. O que estiver previsto na apólice deve ser cumprido por ambas as partes: o segurado paga a franquia no valor estipulado, e a seguradora realiza a indenização parcial ou integral, conforme o dano ao veículo.

Queda de Árvores e Responsabilidade Pública

O especialista também ressalta que, em casos de queda de árvores sobre veículos, o segurado também está coberto. No entanto, a seguradora geralmente cobra os custos do sinistro da administração pública, uma vez que a manutenção das árvores é de responsabilidade do poder público. Se a queda da árvore ocorrer devido à falta de manutenção preventiva, o poder público é o responsável pela indenização, e a seguradora buscará o ressarcimento.

Portanto, é fundamental estar atento à apólice de seguro escolhida e agir com prudência ao dirigir em condições climáticas adversas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.