Sistema que dificultava o saque desde 20 de abril é alterado e pedidos serão liberados
A partir de hoje, o sistema eletrônico para concessão do seguro-desemprego passa por mudanças significativas. Anteriormente, cerca de 90 mil trabalhadores enfrentavam dificuldades para acessar o benefício devido a problemas no sistema. Agora, esses pedidos serão processados e liberados automaticamente, eliminando a necessidade de abertura de recursos em muitos casos.
Agilidade no Atendimento
Em situações sem pendências, o processo de solicitação do seguro-desemprego pode ser resolvido de forma rápida em locais como o Poupatempo ou em unidades de atendimento autorizadas. No entanto, quando ocorrem divergências nas informações, o que resulta no bloqueio do benefício, a necessidade de entrar com recurso no Ministério do Trabalho e Emprego se torna inevitável.
O Aumento dos Recursos e a Busca por Alternativas
De acordo com Neus Aparecida Pagliari, chefe do setor de seguro-desemprego, o sistema tem se tornado mais rigoroso na análise dos dados para evitar fraudes, o que tem levado a um aumento no número de desempregados que precisam recorrer. Na capital, a espera para agendamentos pode se estender até o final do ano, fazendo com que muitos busquem atendimento nas unidades do interior de São Paulo.
Leia também
A Saga dos Desempregados em Busca do Benefício
Ricardo Félix Oliveira, motorista desempregado, é um dos que enfrentaram dificuldades. Após ser demitido, ele tentou dar entrada no seguro-desemprego, mas o sistema indicou divergências no vínculo empregatício. A operadora de caixa Paola de Fátima Locádio, residente em Diadema, relata ter acordado de madrugada para conseguir atendimento em São Carlos. Edivan Gomes de Siqueira, frentista da Zona Leste de São Paulo, também buscou auxílio no interior, arcando com custos elevados para entrar com o recurso.
As mudanças no sistema visam otimizar o processo e reduzir a burocracia para os trabalhadores que necessitam do seguro-desemprego.



