Lojas abriram às 6h para receber a clientela; expectativa é que o fluxo melhore ao longo do dia
Neste ano, a Black Friday em Ribeirão Preto apresentou um movimento mais tímido que o esperado, em comparação com edições anteriores. Samuel Santos, repórter que acompanhou o evento, descreveu a movimentação no centro da cidade como tranquila, principalmente no Calçadão. Apesar disso, alguns consumidores acordaram cedo para garantir produtos com descontos, após realizarem pesquisas prévias de preços.
Pesquisa e economia: a chave para o sucesso na Black Friday
A microempresária Sus de Fátima, por exemplo, chegou cedo e comprou um travesseiro e uma fritadeira com descontos de aproximadamente 30%, resultado de uma pesquisa minuciosa antes da data promocional. Dona Maria Pereira, outra consumidora, também aproveitou as ofertas, adquirindo um ventilador, um travesseiro e um jogo de frigideiras. Ambas destacaram a importância da pesquisa de preços para garantir bons negócios.
Expectativas do comércio e vendas online
Apesar do movimento inicial mais calmo, a expectativa do comércio é positiva. Carlos Ferreira, gestor de marketing e relações institucionais da ACIRP, projeta um crescimento de 9% a 12% nas vendas em relação ao ano passado. A expectativa é que o movimento aumente ao longo do dia e também nas vendas online, que se mostraram um canal importante para as compras da Black Friday, impulsionadas pela antecipação das compras de Natal e pelo recebimento do décimo terceiro salário. O comércio também se mostrou mais preparado para as vendas online, com investimentos em capacitação e logística.
Dicas de segurança para compras online
Com o aumento das compras online, o Procon de Ribeirão Preto divulgou uma lista com 78 sites que devem ser evitados, devido a reclamações e problemas relatados por consumidores. A lista completa está disponível no site procon.sp.gov.br. A recomendação é pesquisar e se atentar aos riscos de compras online, buscando sempre por sites confiáveis e seguros. A Black Friday deste ano se mostrou diferenciada, com um ticket médio maior (R$ 473) em comparação com anos anteriores, e uma maior procura por produtos de linha branca e eletroeletrônicos.



