Na primeira segunda-feira de 2026, é hora de tirar do papel o que foi planejado no fim do ano. Começar a dieta e ir à academia são itens que estão na lista da maioria da população, principalmente depois dos excessos das festas de fim de ano. Para a nutricionista Thaís Fiurst, não se punir por comer ou bebido demais no Natal e no Réveillon pode ajudar a evitar ciladas para quem está tentando voltar à rotina.
“A gente precisa lembrar que voltar para o essencial é o melhor que a gente pode fazer. Ter uma hidratação adequada, conseguir descansar e entender que esses dias de exagero já acabaram. É preciso fornecer para o nosso corpo o que ele necessita para trabalhar em paz: nutrientes, alimentos de qualidade.”
Não adianta ter pressa
Segundo ela, a maioria do peso que as pessoas ganham nesse período é devido à retenção de líquidos e ao funcionamento intestinal inadequado. Para ela, tentar perder peso com dietas muito restritivas e jejuns prolongados pode ser prejudicial à saúde. “Nisso a pessoa pode perder massa muscular e – apesar da perda de peso ser mais rápida – isso não reflete um verdadeiro emagrecimento, que é a gordura corporal.”



