Desde outubro do ano passado, depois de um furto de fios, a sinalização está sem funcionar; quem passa pelo local reclama
A Avenida Dom Pedro, importante corredor comercial de Ribeirão Preto, enfrenta um grave problema: a maioria dos semáforos de pedestres está quebrada ou foi furtada. A situação, que se arrasta desde outubro do ano passado, coloca em risco pedestres de todas as idades, principalmente idosos e crianças, que precisam atravessar a via diariamente.
Semáforos inoperantes e vandalizados
A falta de semáforos afeta quase toda a extensão da Avenida Dom Pedro, desde a Rua Pará até a Rua Tapajós. Além da falta de fiação elétrica, constatada em reportagem anterior, vários equipamentos foram furtados ou vandalizados. Um exemplo é a esquina da Rua Bahia com a Avenida Dom Pedro, onde o semáforo foi completamente retirado, resultando até em prisão de um indivíduo envolvido no crime. Em outros pontos, os semáforos foram danificados, aumentando os custos de reparo.
Riscos para pedestres e relatos de moradores
A ausência de semáforos de pedestres torna a travessia da Avenida Dom Pedro extremamente perigosa, principalmente para idosos. Em depoimentos, moradores relatam a dificuldade e o medo de atravessar a avenida sem a sinalização adequada, descrevendo a situação como “muito perigoso”. A falta de segurança afeta não só idosos, mas também adultos e crianças, considerando a proximidade de escolas e a alta circulação de pessoas na região.
Leia também
Falta de solução e promessas não cumpridas
A reportagem questionou a RPMob, responsável pelo trânsito em Ribeirão Preto, sobre a situação. Apesar de promessas anteriores de reparo até o início de 2024, a situação permanece sem solução. A falta de resposta da RPMob deixa a população sem perspectiva de quando o problema será resolvido, expondo pedestres a riscos constantes. A combinação da falta de fiação, equipamentos furtados e vandalizados torna o reparo mais complexo e caro, agravando a situação.



