Equipamentos foram instalados, mas não estão funcionando; problema maior é no cruzamento com a rua Marechal Rondon
Semáforos desligados causam confusão e acidentes em Ribeirão Preto
Novos semáforos inteligentes na Presidente Vargas geram insegurança
Motoristas e pedestres enfrentam dificuldades com os novos semáforos inteligentes instalados na Avenida Presidente Vargas, em Ribeirão Preto. Muitos equipamentos estão desligados, mesmo com a sinalização indicando a sua presença, causando grande confusão e diversos acidentes. Uma vendedora que trabalha na região relatou ter presenciado inúmeros acidentes nos últimos 30 dias devido à falta de clareza na sinalização. A situação é mais crítica no cruzamento com a Rua Marechal Rondon, onde a falta de semáforos, mesmo com a instalação dos novos equipamentos, aumenta o risco de acidentes.
Implantação gradativa e problemas em outras avenidas
A Transerp, empresa responsável pelo trânsito na cidade, informou que os semáforos fazem parte de um sistema inteligente que será ligado somente após a conclusão da instalação em todos os corredores de ônibus. A implantação está prevista para ser concluída em 154 cruzamentos até dezembro, chegando a 200 até o próximo ano. Entretanto, moradores de outras avenidas, como a Avenida Recife, reclamam da falta de instalação dos semáforos, mesmo com as estruturas já prontas. A ausência de sinalização adequada tem gerado um aumento significativo no número de acidentes e engarrafamentos. Além disso, problemas com o funcionamento da onda verde em outras avenidas importantes, como a Antônio Helena Zeuner e Francisco Junqueira, também têm sido relatados.
Leia também
Necessidade de integração e orientação
Um engenheiro de trânsito alerta para a necessidade de integração entre a tecnologia dos semáforos inteligentes e a conduta dos motoristas. Ele destaca a importância de um sistema integrado que coordene o trânsito como um todo, e não apenas os corredores de ônibus. A Transerp afirma que, após o reposicionamento da sinalização, a situação ficará mais clara. No entanto, especialistas recomendam a presença de agentes de trânsito para orientar os motoristas durante o período inicial de adaptação ao novo sistema. A empresa também informou que as avaliações técnicas sobre o funcionamento da onda verde em avenidas problemáticas estão em andamento.



