Evento que chega a 11ª edição busca solucionar processos em andamento e situação pré-processuais
A Semana Nacional da Conciliação, evento gratuito que acontece em todo o país há 11 anos, tem apresentado crescimento contínuo na procura por seus serviços. De acordo com o juiz Goaça e Sibili-Leite, coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos e Cidadania (Sejuski), esse aumento demonstra a crescente conscientização sobre a importância dos acordos para desafogar o Poder Judiciário.
Tipos de Conciliação e Acesso aos Serviços
Existem dois tipos de conciliação: a pré-processual, para casos ainda não judicializados, e a processual, para aqueles já em andamento. No primeiro caso, a parte interessada se dirige a um dos cinco centros de conciliação (quatro existentes e um recém-inaugurado), apresenta sua reclamação e a outra parte é convidada para tentar um acordo. Já na conciliação processual, é necessário que a parte faça um pedido ao juiz para que o caso seja encaminhado ao centro de conciliação.
Números da Conciliação e Localização dos Postos de Atendimento
Em 2022, a Semana Nacional da Conciliação envolveu milhares de profissionais e resultou em mais de 200 mil acordos, representando um montante de R$ 1.645.000.000,00. Em Ribeirão Preto, além do posto no Fórum, novos locais de atendimento foram abertos na Associação Comercial e Industrial e em universidades, facilitando o acesso da população aos serviços de conciliação. Os endereços são: Rua Visconde de Inhaúma, 489; Rua Alícia Lensade, 1010; Avenida Costáboli Romano, 2201; Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 218; e Avenida Bandeirantes, 3900.
Leia também
A busca por acordos via conciliação mostra-se uma alternativa eficiente e célere para a resolução de conflitos, tanto na esfera familiar quanto na comercial, reduzindo custos e tempo para a solução de disputas. A iniciativa contribui significativamente para a desjudicialização e a efetividade da justiça.



