Psicóloga organizacional do Supera Parque, Lidiane Kanesiro, fala sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho
Nesta semana dedicada às mulheres, a CBN conversou com Lidiane Canesiro, responsável pela gestão de pessoas do Supera Parque, sobre iniciativas que impulsionam o empreendedorismo feminino.
Desigualdade de Gênero no Empreendedorismo
Apesar dos avanços na luta por igualdade, ainda há disparidades entre homens e mulheres no empreendedorismo. Um relatório global de 2019 apontou que a taxa de empreendedores homens estabelecidos era de 18,4%, enquanto a taxa feminina era de 13,9%, representando uma diferença de aproximadamente 4,5 pontos percentuais. Estima-se que existam quase três milhões de homens a mais empreendendo que mulheres. Diversos fatores contribuem para essa diferença, incluindo a menor longevidade de negócios femininos, muitas vezes usados como complemento de renda, e o maior envolvimento das mulheres em atividades domésticas e de cuidado familiar.
O Supera Parque e o Juntas no Supera
No Supera Parque, a realidade é diferente. As mulheres representam cerca de 44% da equipe e 34% dos associados ao programa de empreendedorismo. Criado em 2018, o programa ‘Juntas no Supera’ promove a participação feminina no ecossistema empreendedor por meio de eventos (online e presenciais), mentorias e networking. Os resultados são positivos: em 2021, os webinars do Supera Parque tiveram 65% de participação feminina, 50% dos avaliadores eram mulheres, e 32% dos novos empreendedores incubados também eram mulheres.
Leia também
Iniciativas e Eventos
Além do ‘Juntas no Supera’, o Supera Parque participa de outras iniciativas como o ‘Empodera Mulheres e Empreendedoras’, em parceria com grupos como Mulheres do Brasil e Núcleo de Ibirá Preto. Amanhã, Dia Internacional da Mulher, o Supera Parque realizará um café da manhã comemorativo, um bate-papo sobre autocuidado e bem-estar, aberto a todas as mulheres. Mais informações podem ser encontradas no site superapark.com.br ou pelo e-mail [email protected] ou telefone (33) 6599-00.