Esse é o conjunto de cânceres que atacam o sistema responsável por ajudar a combater infecções
O que são Linfomas?
Linfomas são um grupo de cânceres que afetam o sistema linfático, responsável por combater infecções. Estima-se que mais de 730 mil pessoas sejam diagnosticadas com linfoma por ano em todo o mundo. Existem pelo menos 60 subtipos diferentes, com aumento de casos observados em pacientes acima de 60 anos.
Tipos de Linfomas e seus sintomas
Os linfomas são classificados em dois grandes grupos: Hodgkin e não-Hodgkin. O linfoma de Hodgkin representa cerca de 1% de todas as neoplasias, enquanto os linfomas não-Hodgkin correspondem a cerca de 4%. Os sintomas variam, dependendo da localização do linfoma. Aumento de gânglios no pescoço, axilas ou virilha; tosse, falta de ar e dor no peito (em caso de acometimento torácico); distensão abdominal, dor e desconforto (em caso de acometimento abdominal); febre, cansaço, suor noturno e coceira são alguns dos sintomas que podem indicar a doença. Em casos mais avançados, esses sintomas podem se manifestar.
Tratamento e Prevenção
Embora não existam métodos comprovados de prevenção, hábitos de vida saudáveis são importantes. A quimioterapia e a radioterapia são tratamentos eficazes, com altas taxas de sucesso: 75% dos linfomas não-Hodgkin e 87% dos linfomas de Hodgkin apresentam excelente resposta ao tratamento. A detecção precoce é fundamental para um melhor prognóstico. Qualquer alteração ou desconforto no corpo deve ser avaliado por um médico.
É crucial procurar atendimento médico diante de qualquer sintoma suspeito. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são vitais para o sucesso da terapia e a melhora na qualidade de vida do paciente.



