CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Semana promete polêmicas na política de Ribeirão Preto

Ouça a reportagem de Monize Zampieri para a CBN Ribeirão
polêmicas política Ribeirão Preto
Ouça a reportagem de Monize Zampieri para a CBN Ribeirão

Ouça a reportagem de Monize Zampieri para a CBN Ribeirão

A semana se inicia com diversas questões polêmicas no cenário político local. Acompanhe os principais destaques que prometem movimentar os próximos dias.

Apuração no Departamento de Água e Esgoto

O superintendente Marco Antônio dos Santos, que também ocupa o cargo de secretário de administração, prestará depoimento na Câmara Municipal nesta segunda-feira. Ele será ouvido pela Comissão Especial de Estudos (CEE), responsável por apurar supostas irregularidades no Departamento de Água e Esgoto (DAE). A CEE já ouviu funcionários exonerados e servidores de carreira que permanecem em atividade.

Sindicato dos Servidores Recorre ao TJ

Também está previsto para esta segunda-feira o agravo do sindicato dos servidores junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ). A medida é uma resposta à decisão da juíza Eluísa Mimesse, da 2ª Vara da Fazenda Pública, que indeferiu o pedido de liminar do sindicato para derrubar o decreto da prefeita que suspendeu por seis meses a redução de jornada na saúde. O presidente do sindicato, Wagner Rodrigues, critica a análise da juíza, considerando-a política e prejudicial ao serviço público. Ele buscará reformar a tutela antecipada em São Paulo. Um novo protesto está sendo organizado para terça-feira, possivelmente em frente ao Palácio Rio Branco, e Wagner Rodrigues não descarta a possibilidade de greve na saúde.

CPI do Transporte e Cortes na Prefeitura

A terça-feira também será marcada pela reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte, que investiga a quebra de contrato por parte do consórcio Pró-Urbano. A secretária substituta de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Maria Helena Sividanes, foi convocada para prestar esclarecimentos, após alegar estar sobrecarregada com as medidas para sair da Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação ao “sinal amarelo” para o governo, novos cortes são esperados, com o objetivo de economizar 12 milhões até dezembro. Até o momento, apenas 13 comissionados foram exonerados, sendo que três servidores de carreira foram rebaixados à função de origem.

TRE e Eleições de 2014

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve julgar os embargos de declaração impetrados pelos advogados da prefeita Darcy Vera e do vice-prefeito Marinho Sampaio. A defesa não comentou o instrumento, mas embargos apontam omissão em julgamento, o que causa estranheza, já que Darcy e Marinho foram beneficiados com a anulação da cassação em primeira instância. Para os advogados do deputado federal Duarte Nogueira, assistente de acusação do Ministério Público, a prefeita e o vice buscam ganhar tempo. Além disso, está agendada para esta semana a nova reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) do IPM, que apura a legalidade da restituição milionária do instituto à prefeitura. Paralelamente, as conversas sobre as eleições de 2014 se intensificam, com destaque para a possível filiação do empresário Maurílio Biagi Filho ao PR, cogitado para concorrer ao cargo de vice-governador em uma eventual chapa com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A agenda política da semana se apresenta movimentada, com diversas questões em pauta que demandam atenção e acompanhamento.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.