Seminário em Ribeirão Preto discute impacto da inteligência artificial nas áreas técnicas
A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEARP) promove, a partir de hoje, o seminário “Engenharia, Agronomia e Geociências: Desafios e Oportunidades em Tempos de Inteligência Artificial”. O evento, que se estende por três dias, das 18h30 às 22h00, visa explorar o impacto da inteligência artificial nas profissões técnicas e o papel dos profissionais diante das transformações tecnológicas.
A Inteligência Artificial no Mercado Atual
Bruno Prota, diretor de Agronomia da AEARP, destaca a importância da atualização profissional frente ao avanço da inteligência artificial. Ele enfatiza que a IA não veio para substituir o trabalho humano, mas sim para otimizar tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais se concentrem na tomada de decisões estratégicas. Aqueles que não se adaptarem ao uso dessas ferramentas correm o risco de ficar para trás.
Aplicações Práticas da IA
A inteligência artificial vai muito além dos chatbots. No setor agropecuário, por exemplo, a IA é utilizada na manutenção preditiva de colhedoras de cana, através de sensores que preveem possíveis quebras, evitando prejuízos. Outra aplicação é a análise de imagens de satélite para estimar a quantidade de minério a ser extraída de montanhas, otimizando a logística. Além disso, a IA auxilia no levantamento de plantações de cana, determinando a quantidade de açúcar presente para otimizar a colheita, com precisão superior à coleta manual.
Leia também
Programação do Seminário
O seminário contará com a presença de pesquisadores, empresários e especialistas. No dia 10, o foco será a engenharia civil, com o engenheiro André Coimbra abordando as aplicações e inovações na área. No dia 11, o evento se voltará para os negócios, com a participação de Marcelo Perlose, Carla Barba e Guilherme Sanchis. O último dia, 12, será dedicado à aplicação da IA nas geociências espaciais, com o engenheiro agrônomo Eryani Lazarini.
O seminário é uma oportunidade para profissionais e estudantes se atualizarem sobre as tendências e aplicações da inteligência artificial em suas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas pelo site aearp.org.br ou presencialmente na Rua Clemente Ferreira, 330. A entrada é solidária, com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.



