Depoimento faz parte da CPI da Covid-19, que investiga erros na condução da pandemia no Brasil
A CPI da Pandemia, que investiga as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid-19, retoma seus trabalhos hoje em Brasília. Acompanhe os detalhes com a repórter Viviane Abríl.
Depoimento de Dimas Covas
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, será ouvido pelos senadores. Seu depoimento deve abordar três pontos principais: o acordo entre o Butantan e a empresa chinesa Sinovac para o desenvolvimento da Coronavac no Brasil; as negociações entre o Butantan e o governo brasileiro para a compra da vacina; e a polêmica envolvendo a suspensão da compra determinada pelo então presidente Bolsonaro.
Dificuldades na Produção da Vacina
Outro ponto crucial a ser discutido é a dificuldade em obter o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção da Coronavac no Brasil. A CPI acredita que atrasos na entrega do IFA, fabricado na China, podem ter sido causados por declarações de autoridades brasileiras contra o país asiático.
Leia também
Nova Vacina do Butantan
Dimas Covas também deve apresentar atualizações sobre o desenvolvimento de uma nova vacina pelo Instituto Butantan. A sessão da CPI começa às 9h da manhã e pode ser acompanhada pelo site senado.leg.br.
A CPI da Pandemia segue investigando as ações do governo durante a crise sanitária, buscando esclarecer pontos relevantes sobre a aquisição e distribuição de vacinas no Brasil. O depoimento de Dimas Covas promete trazer importantes informações sobre a produção e a logística da Coronavac.



