CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sensação térmica em Ribeirão pode passar dos 40ºC nesta semana

Calor com médias acima dos 30ºC deve seguir pelo menos até quarta-feira (19); neste período não há possibilidade de chuva
Sensação térmica em Ribeirão pode passar
Calor com médias acima dos 30ºC deve seguir pelo menos até quarta-feira (19); neste período não há possibilidade de chuva

Calor com médias acima dos 30ºC deve seguir pelo menos até quarta-feira (19); neste período não há possibilidade de chuva

Na segunda-feira, 17 de fevereiro, Sensação térmica em Ribeirão pode passar, a região de Ribeirão Preto e o estado de São Paulo enfrentam uma nova onda de calor intenso, sem previsão de chuva até pelo menos quarta-feira. As temperaturas podem chegar a 34 graus em Ribeirão Preto, com sensação térmica próxima a 40 graus, especialmente em áreas com pouca vegetação e maior concentração de asfalto e construções.

Alerta da Defesa Civil: A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um boletim meteorológico especial alertando para a elevação das temperaturas até quarta-feira. O porta-voz da Defesa Civil, tenente Max Souza, destacou que a população deve redobrar os cuidados, principalmente idosos e crianças, grupos mais vulneráveis ao calor intenso.

Recomendações para a população: Entre as principais orientações estão a hidratação constante, uso de protetor solar, roupas leves e claras, além de alimentação mais leve para ajudar a equilibrar o organismo. É recomendado também evitar atividades físicas nos horários de maior calor e procurar atendimento médico imediato em caso de mal-estar.

Monitoramento e estrutura da Defesa Civil

A Defesa Civil mantém monitoramento 24 horas por dia com equipe de meteorologistas e analistas. Recentemente, inaugurou um novo Centro de Gerenciamento de Emergências, equipado com sete radares meteorológicos, satélites e outros equipamentos para melhorar a precisão das previsões e alertas. As Defesas Civis municipais foram orientadas a promover pontos de hidratação em áreas centrais, como estações de transporte público, para facilitar o acesso da população à água.

Causas do calor intenso: O calor é resultado de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a chegada de ventos frios do sul ao estado de São Paulo. Essa massa de ar quente permanece sobre a região, com pouca cobertura de nuvens, o que intensifica a radiação solar e eleva as temperaturas. A previsão é de manutenção dessa condição até pelo menos sexta-feira, com possibilidade de extensão do alerta caso não haja mudança no cenário meteorológico.

Informações adicionais

Além do calor, a população deve estar atenta ao uso de repelentes para prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue. A Defesa Civil reforça a importância de seguir as recomendações para minimizar riscos à saúde durante o período de calor intenso.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.