CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sensei Rogério Quintela comenta sobre os constantes casos de atletas que se afastam do esporte para cuidar da mente

Simone Biles, Naomi Osaka... confira o comentário na coluna 'No Tatame'
saúde mental atletas
Simone Biles, Naomi Osaka... confira o comentário na coluna 'No Tatame'

Simone Biles, Naomi Osaka… confira o comentário na coluna ‘No Tatame’

Neste programa da Rádio CBN, discutimos a preocupante tendência de atletas olímpicos, de diversas modalidades, abandonarem suas carreiras devido a problemas de saúde mental. Nunca antes isso foi tão evidente.

O início da tendência

A discussão começou com exemplos marcantes como Simone Biles, ginasta americana, e Naomi Osaka, tenista, que desistiram de competições para priorizar sua saúde mental. Recentemente, o caso de Gabriel Medina também veio à tona, reforçando a gravidade da situação.

A pressão e a necessidade de equilíbrio

Especialistas apontam a intensa pressão por resultados e a curta duração da carreira esportiva de alta performance como fatores contribuintes. Enquanto jovens da mesma idade desfrutam de momentos comuns da adolescência, atletas olímpicos dedicam-se integralmente ao esporte, o que pode resultar em problemas como depressão, irritabilidade e compulsão alimentar. É fundamental lembrar que o atleta é um ser humano, e não uma máquina.

A importância da educação e do futuro

Estudos, como o da Universidade Silla na Austrália, demonstram a relação positiva entre o nível intelectual dos atletas e seus resultados competitivos. A cultura que separa “bons alunos” de “bons atletas” é equivocada. A capacidade cognitiva e a clareza de objetivos são cruciais para o sucesso esportivo. Atletas de outros países, com maior acesso à educação, planejam melhor o futuro, reduzindo a ansiedade pós-carreira. No Brasil, muitos atletas se preocupam com o fim do patrocínio e a incerteza do futuro após as Olimpíadas, prejudicando seu desempenho. Sócrates, um exemplo de atleta que conciliou carreira esportiva com medicina, é citado como inspiração.

Para finalizar, foi divulgada a seletiva para a seleção feminina de vôlei de Araraquara, para atletas nascidas entre 2004 e 2006. As interessadas devem enviar um vídeo até 10 de fevereiro para [email protected] (para todas as posições, exceto líbero). Mais informações pelo telefone 169-8148-3082.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.