Nesta terça-feira (13), é celebrado o dia de conscientização contra a infecção; médica, Viviane Barbosa, alerta para a prevenção
Hoje é o Dia Mundial de Alerta para a Sepse, infecção generalizada que mata 11 milhões de pessoas anualmente. A médica intensivista Viviani Barbosa Silva alerta sobre a gravidade da doença.
O que é Sepse?
A sepse ocorre quando o corpo responde a uma infecção com uma inflamação intensa, comprometendo órgãos vitais como rins, coração, fígado e sistema circulatório, podendo causar queda de pressão arterial. Qualquer pessoa, jovem ou idosa, com uma infecção que desencadeie essa inflamação grave, pode desenvolver sepse.
Sequelas e Tratamento
As sequelas da sepse podem ser debilitantes, incluindo dificuldades de locomoção, necessidade de ventilação mecânica ou traqueostomia, resultando em longos períodos de reabilitação. A alta mortalidade e a morbidade da doença destacam a importância do tratamento precoce. A administração rápida de antibióticos e hidratação são cruciais para evitar complicações. A observação cuidadosa de sintomas infecciosos pela família e a busca imediata por atendimento médico são vitais.
Leia também
A rapidez no tratamento é fundamental para reduzir a mortalidade e a gravidade da sepse. Qualquer sintoma de infecção requer atenção médica imediata para prevenir a piora do quadro.


