Quem explica os pontos é a psicóloga Danielle Zeoti na coluna ‘CBN Comportamento’
A recente comoção em torno dos shows de Taylor Swift no Brasil, com registros de mortes e diversas pessoas passando mal, trouxe à tona um debate crucial: a diferença entre ser fã e ser fanático. A psicóloga Daniel Zeotti esclareceu o assunto, destacando os perigos do fanatismo.
Fanatismo: Uma Busca Irracional
Segundo a especialista, o fanatismo se caracteriza por um fervor intenso, muitas vezes irracional, por algo ou alguém. Este fervor pode se manifestar em relação a pessoas, religiões, política ou times de futebol, entre outros. A característica principal é a ausência de lógica e a recusa em considerar argumentos contrários à crença fanática. Zeotti compara o núcleo do fanatismo a um estado psicótico, com delírios irrefutáveis e inegociáveis.
As Consequências Devastadoras do Fanatismo
Os eventos dos shows de Taylor Swift serviram como um exemplo trágico das consequências do fanatismo. Imagens de pessoas se pisoteando, jovens desmaiando no calor extremo e o uso de fraldas geriátricas para aguentar longas filas ilustram a falta de discernimento e a priorização da experiência sobre a própria segurança e a dos outros. A psicóloga enfatiza que o fanatismo não constrói, mas destrói, podendo inclusive levar à morte, como demonstrado em casos de fanatismo religioso e político que geram conflitos e guerras.
Leia também
Fã x Fanático: Uma Distinção Crucial
A psicóloga destaca a diferença entre ser fã e ser fanático. Ter um ídolo, admirar alguém ou se inspirar em uma figura pública pode ser algo positivo e saudável. No entanto, o fanatismo representa um excesso de afeto e admiração, levando a um estado de cegueira que impede a pessoa de avaliar a situação de forma lógica e racional. O fanatismo é danoso tanto para o indivíduo fanático quanto para o objeto do fanatismo e para a sociedade como um todo. A especialista finaliza com um apelo à reflexão sobre a importância da segurança e da responsabilidade individual e coletiva, especialmente em eventos com grande concentração de pessoas.