CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Será que o organismo das crianças conseguem absorver tanta ‘comilança’ neste final de ano?

Nutróloga infantil, Tatiane Franco, fala dos cuidados que os tutores precisam ter para não prejudicar a saúde dos pequenos
Será que o organismo das crianças
Nutróloga infantil, Tatiane Franco, fala dos cuidados que os tutores precisam ter para não prejudicar a saúde dos pequenos

Nutróloga infantil, Tatiane Franco, fala dos cuidados que os tutores precisam ter para não prejudicar a saúde dos pequenos

Com a chegada das férias escolares, Será que o organismo das crianças, muitas crianças acabam saindo da rotina alimentar, o que pode levar ao consumo excessivo de alimentos não saudáveis. Durante as festas de final de ano, a situação se repete, já que as mesas são fartas e com muitos alimentos diferentes, o que pode dificultar a alimentação das crianças, que costumam ser mais seletivas.

Dicas para alimentação infantil nas festas

A nutróloga infantil Tatiane Franco destaca que o segredo está em manter uma alimentação saudável ao longo do ano, para que a criança tenha o hábito de consumir alimentos nutritivos. Nas celebrações de Natal e Ano Novo, é importante que a criança participe das refeições sem ser reprimida, mas sempre buscando o equilíbrio.

É possível incrementar a mesa com alimentos saudáveis e atrativos, como frutas (morango e cereja), queijos proteicos e proteínas variadas, como peru e cortes magros de carne suína. A hidratação também deve ser priorizada, com oferta de água para evitar desidratação.

Cuidados com doces e alimentos específicos: Para crianças menores de dois anos, o consumo de doces é contraindicado. A partir dessa idade, os doces podem ser oferecidos em pequenas porções, sem insistência para que a criança prove, respeitando suas preferências.

Quanto às castanhas e uva-passa, Tatiane alerta para o risco de engasgo em crianças pequenas, especialmente quando as castanhas estão trituradas grosseiramente. As castanhas são calóricas, mas contêm gorduras boas e podem ser usadas em pequenas quantidades para dar sabor. A uva-passa deve ser consumida com moderação devido à concentração calórica, sendo preferível o consumo da uva in natura, que também auxilia na hidratação.

Manutenção da rotina alimentar nas férias

Durante as férias e viagens, é importante manter a rotina dos horários das refeições e oferecer alimentos saudáveis, mesmo que seja difícil. A nutróloga sugere levar frutas já limpas, como morango e melancia, e preparar petiscos saudáveis, como espetinhos de tomate cereja com mussarela de búfala, palitos de cenoura ou pepino, e chips caseiros de batata ou banana.

Essas opções são práticas e seguras, especialmente em ambientes como praias e resorts, onde a procedência e o preparo dos alimentos consumidos pelas crianças podem ser incertos.

Informações adicionais

O equilíbrio e a oferta de alimentos variados e nutritivos são fundamentais para garantir uma alimentação saudável das crianças durante períodos festivos e de férias, respeitando suas preferências e necessidades específicas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.