CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serasa Experian divulga previsão de déficit para o Brasil em 2017

Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nelson Rocha Augusto
Serasa Experian déficit Brasil
Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nelson Rocha Augusto

Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto

Após uma reunião entre o presidente interino Michel Temer e sua equipe econômica, foram definidas as previsões de receitas do governo, impulsionadas pelo aumento da CIDE (imposto sobre combustíveis) e por recursos provenientes de concessões e privatizações. Apesar dessas medidas, a meta de déficit fiscal para o próximo ano ainda será superior a 150 bilhões de reais.

O Impacto do Déficit nas Contas Públicas

O desajuste nas contas públicas é considerável, com um déficit previsto de 170 bilhões de reais para este ano. Esse cenário tem diversas consequências negativas, como o impulso na inflação, a fragilidade financeira do setor público e a dificuldade na recuperação da confiança na economia. A expectativa é que o governo anuncie um déficit próximo a 150 bilhões para o próximo ano, um número ainda preocupante, considerando que há poucos anos o país registrava superávit.

Ajustes Necessários na Economia Brasileira

Para reverter essa situação, são necessários ajustes significativos na economia brasileira, incluindo reformas na previdência, aumento da arrecadação de impostos, e diminuição dos gastos do governo. A expectativa é que o governo anuncie um número de déficit menor, sinalizando uma tendência de ajuste em um prazo mais curto. Acelerar esse ajuste fiscal é crucial para evitar que a sociedade sofra a longo prazo, com a inflação demorando mais para cair e a confiança na economia demorando mais para se recuperar.

Sinais de Recuperação no Comércio e na Indústria

Apesar do cenário econômico desafiador, um indicador da Serasa Experian apontou um leve crescimento na atividade do comércio em junho. Embora modesto, esse crescimento confirma as expectativas de mudança de tendência. Além disso, a produção de veículos pela Anfavea também apresentou um crescimento de 14,3% em junho em relação a maio. Esses dados sugerem que o país pode ter atingido o fundo do poço e está começando a se recuperar, com perspectivas de melhoria progressiva no segundo semestre e, possivelmente, números positivos no próximo ano.

Os desafios persistem, mas os sinais de melhora oferecem um vislumbre de esperança para a economia brasileira.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.