Cidade tem 14.981 moradores e 9.364 doses já foram aplicadas; saúde alega que doses excedentes aos idosos foram remanejadas
Serra Azul surpreende ao vacinar jovens de 22 anos contra a Covid-19
Vacinação em Serra Azul: Adiantamento no Cronograma
Enquanto cidades como Ribeirão Preto (vacinando de 30 a 34 anos) e Bebedouro (37 a 38 anos) seguem cronogramas mais conservadores, Serra Azul demonstra agilidade na imunização, antecipando a vacinação para a faixa etária de 22 anos. Com 14.981 habitantes, a cidade já aplicou 9.364 primeiras doses e 1.049 segundas doses, além de 118 doses únicas da Janssen. Essa estratégia se justifica pela flexibilidade concedida pelo Estado aos municípios, permitindo avançar ou segurar a vacinação conforme a disponibilidade de doses.
Disponibilidade de Doses e Flexibilidade Municipal
Segundo informações da Secretaria da Saúde, a chegada de um grande número de doses destinadas inicialmente a idosos, e um grupo prioritário menor que o esperado, permitiu que Serra Azul antecipasse a vacinação. O Estado afirma que a abertura para novos grupos etários depende da disponibilidade de doses em cada município, conferindo autonomia às secretarias municipais de saúde para o planejamento da imunização.
Leia também
Comparação com Ribeirão Preto e Próximos Passos
Ribeirão Preto, por sua vez, adota uma estratégia diferente, abrindo o agendamento para faixas etárias sem necessariamente completar a imunização da anterior. Atualmente, oferece 6 mil novas vagas para pessoas de 35 e 36 anos, após ter disponibilizado 12.800 vagas na semana passada. O agendamento pode ser feito pelo site ribeirãopreto.sp.gov.br, com 36 mil doses destinadas ao grupo de 30 a 34 anos. Em Serra Azul, a vacinação para pessoas a partir de 22 anos demonstra um avanço significativo em relação ao calendário estadual, que previa a imunização desta faixa etária entre 13 e 20 de atrássto. A cidade apresenta cerca de 50% da população adulta imunizada.
A experiência de Serra Azul e Ribeirão Preto ilustra as diferentes abordagens na estratégia de vacinação, adaptando-se à disponibilidade de doses e às características de cada população. A priorização dos grupos mais vulneráveis e a busca pela imunização da população adulta são os objetivos comuns a ambas as cidades.



