CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serra Negra era cotada para construção de estação de água

Ouça o quadro 'A cidade há 100 anos', com Rosana Zaidan
Serra Negra construção estação água
Ouça o quadro 'A cidade há 100 anos', com Rosana Zaidan

Ouça o quadro ‘A cidade há 100 anos’, com Rosana Zaidan

Há mais de um século, Serra Negra já despontava como um potencial refúgio de bem-estar e saúde. Em 1915, o “Jornal à Cidade” noticiava o surgimento de um novo nome na região para abrigar uma estação de águas minerais: Serra Negra.

As Primeiras Indicações de um Tesouro Natural

Embora a fama de Serra Negra como estância hidromineral só tenha se consolidado a partir de 1940, conforme o site oficial da prefeitura, o potencial da cidade já era reconhecido décadas antes. O “Jornal à Cidade” de 1915 já apontava Serra Negra como um local excelente para a instalação de uma estação de águas.

A Descoberta das Águas Alcalinas e Sulfurosas

O renomado médico Dr. Francisco Toze, residente em Serra Negra, identificou no município excelentes águas alcalinas e sulfurosas em abundantes nascentes. Próxima a Amparo, Serra Negra guardava um tesouro natural com propriedades terapêuticas.

Atestado Científico e Reconhecimento Médico

O químico Senhora Delino Leal, após rigorosa análise, atestou a qualidade das águas, indicando-as para o tratamento de doenças de pele, bexiga, rins e intestinos. O Dr. Francisco Toze, por sua vez, iniciou as instalações necessárias para a nova estância, atraindo a atenção de médicos e pacientes de São Paulo e Rio de Janeiro.

Assim, Serra Negra iniciava sua trajetória como um destino de águas terapêuticas, um legado que perdura até os dias de hoje.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.