Executivo justifica a atitude pelo desmoronamento de um poço artesiano; cerca de 10 mil moradores estão sem água
Serrana decreta calamidade pública devido à falta d’água
Falta d’água afeta 10 mil moradores
A cidade de Serrana, interior de São Paulo, decretou estado de calamidade pública devido a problemas no abastecimento de água, afetando cerca de 10 mil moradores. A causa principal foi o desmoronamento de um poço artesiano, deixando diversas famílias sem acesso à água potável por vários dias.
Moradores relatam dificuldades e improvisos
O motorista Valdir Ferreira Farias, morador do bairro Santa Clara, relatou que a situação é crítica há dias. A população tem contado com o auxílio de caminhões-pipa de cidades vizinhas para suprir as necessidades básicas. O fim de semana foi especialmente difícil, com a ajuda de tanques d’água de Cravinhos, São Simão e da Usina Pedra, amenizando parcialmente a situação em alguns bairros.
Prefeitura busca soluções e pede colaboração
O vice-prefeito Leo Capiteli explicou que a prefeitura busca soluções em até uma semana, enfrentando não só o problema do poço, mas também dificuldades financeiras. O sistema de água apresenta 60% de inadimplência e uma dívida de R$ 23,2 milhões. Capiteli pediu a colaboração da população para economizar água, evitando o desperdício em atividades como lavar calçadas e veículos. A prefeitura trabalha 24 horas para resolver a situação. Anastácio Alves, outro morador afetado, mencionou a polêmica anterior sobre a terceirização do serviço de água, tema que agora ganha nova relevância com a necessidade de reparos emergenciais.
A prefeitura espera solucionar o problema em até uma semana, normalizando o abastecimento de água para todos os moradores de Serrana.



