O estudo busca avaliar a eficácia da Coronavac contra a transmissão da Covid-19 e principalmente contra as variantes do vírus
Serrana (SP) concluiu a vacinação em massa contra a Covid-19, imunizando 98% dos moradores cadastrados no estudo clínico do Instituto Butantan.
Vacinação em Massa e o Projeto S
O projeto S, inédito no país, avaliou a eficácia da CoronaVac contra a transmissão do novo coronavírus e a redução de mortes na cidade. Foram imunizados 27.160 voluntários (98% dos 28.380 cadastrados).
Resultados Preliminares e Análises Futuras
O diretor de pesquisas do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, destacou a alta adesão à segunda dose (próxima a 98%) e a cobertura vacinal de 95,7%. Embora não haja conclusões definitivas sobre a eficácia da vacina contra a variante P.1, ainda em análise, foram registrados seis óbitos por Covid-19 entre os vacinados, sem relação com a vacinação. Profissionais de saúde locais relatam melhora nas hospitalizações e casos graves, mas dados conclusivos só serão disponibilizados em 5 a 6 semanas.
Leia também
Esperança e Vigilância
A população de Serrana demonstra esperança com a conclusão do estudo e a perspectiva de um futuro sem pandemia. Os participantes do projeto S, vacinados ou não, serão acompanhados pelo Instituto Butantan por um ano, com monitoramento via inteligência artificial em parceria com o WhatsApp. O estudo contribuirá para a compreensão da eficácia da CoronaVac contra variantes do vírus, como a P.1.


