Expectativa é que 1.500 moradores sejam vacinados nesta segunda (6); Butatan enviou 5 mil doses à cidade
Serrana (SP) inicia aplicação de dose de reforço da Coronavac em idosos
Vacinação em Serrana
A cidade de Serrana, em São Paulo, começou a aplicar nesta segunda-feira (10) a dose de reforço da vacina Coronavac em idosos acima de 60 anos. A expectativa é vacinar 1.500 pessoas apenas no primeiro dia, com um total de 5.000 doses doadas pelo Instituto Butantã. De acordo com o prefeito Leo Capiteli, todos os idosos que completaram o esquema vacinal receberão a dose de reforço nos próximos 10 a 15 dias.
Projeto S e a variante Delta
A aplicação da dose de reforço em Serrana faz parte de um estudo clínico único no mundo, o Projeto S, que avalia a eficácia da vacina Coronavac em uma população inteira. Embora o Butantã tenha afirmado que este reforço faria parte de uma nova etapa do Projeto S, os idosos vacinados atrásra não serão monitorados como parte do estudo. A iniciativa também visa conter o avanço da variante Delta, já detectada em dois moradores da cidade.
Leia também
Cronograma e Localização
A vacinação ocorreu na escola Maria Selina Walter de Assis, das 9h às 19h, sem necessidade de agendamento. A aplicação foi suspensa na terça-feira (11) devido ao feriado e será retomada na quarta-feira (12), na sala de vacinas municipal (Rua João Antônio Terçário, 76), das 16h30 às 20h. Um mutirão também ocorrerá na escola Maria Selina Walter de Assis de quarta a sexta-feira, no mesmo horário.
A ação é considerada importante para proteger a população, principalmente com a chegada de novas variantes. Serrana foi a primeira cidade da região a registrar casos da variante Delta, reforçando a necessidade da vacinação de reforço.


