Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, esteve na cidade para acompanhar a retomada das imunizações do Projeto S’
Serrana (SP) inicia segunda fase da vacinação em massa
Segunda dose e os grupos de vacinação
Nesta segunda etapa da campanha de vacinação em massa em Serrana, a segunda dose da Coronavac começa a ser aplicada hoje (18/03) nos moradores que fazem parte do grupo verde. A vacinação segue a mesma ordem da primeira fase, com os grupos divididos em verde, amarelo, cinza e azul. As pessoas devem procurar as mesmas escolas onde receberam a primeira dose para completar o ciclo vacinal. São oito pontos de vacinação disponíveis na cidade.
Resultados positivos e acompanhamento
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Butantan, 97,3% do público-alvo (27 mil pessoas de um total de 28.380 inscritos) foi imunizado na primeira fase. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanhou o início da segunda fase em Serrana e avaliou a imunização até o momento como positiva. A cidade é considerada um campo de observação importante, pois a vacinação em diferentes momentos permite analisar a evolução da epidemia em diferentes grupos e regiões, inclusive em comparação com áreas vizinhas com taxas de contágio mais elevadas, como Itirapina.
Leia também
Desafios e perspectivas
Dimas Covas comentou sobre a nomeação do novo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, reconhecendo sua competência, mas apontando a condução da pandemia pelo governo federal como questionável. Ele defendeu a priorização da vacinação em detrimento do tratamento precoce e criticou o planejamento da vacinação nacional. O Butantan, apesar de cumprir sua parte na entrega das doses da Coronavac, destaca a falta de vacinas como resultado de um planejamento e execução deficientes. Covas enfatizou a importância das medidas de restrição para conter o avanço do vírus, salientando que os efeitos dessas medidas só serão percebidos em cerca de 10 dias. A aplicação da segunda dose em Serrana deve terminar em abril, com os resultados do estudo sendo divulgados em maio.



