CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serrana inicia a vacinação em massa da população contra a Covid-19

'Projeto S' acontece até domingo (21) em oito pontos de vacinação; os 30 mil moradores foram divididos em quatro grupos
vacinação contra Covid-19
'Projeto S' acontece até domingo (21) em oito pontos de vacinação; os 30 mil moradores foram divididos em quatro grupos

‘Projeto S’ acontece até domingo (21) em oito pontos de vacinação; os 30 mil moradores foram divididos em quatro grupos

Serrana (SP) se tornou o epicentro de um estudo clínico inédito: a vacinação em massa contra a Covid-19 com a Coronavac. Os olhos do mundo científico estão voltados para a cidade, na expectativa de resultados que possam contribuir significativamente para o combate à pandemia.

Vacinação em Massa: O Início

A vacinação começou em oito escolas da cidade, adaptadas para receber os moradores selecionados para participar do estudo. O repórter Márcio Zariel acompanhou o primeiro dia de imunização, relatando filas e a expectativa da população. Apesar da chuva, muitas pessoas compareceram, demonstrando a grande procura pela vacina. O processo, que leva entre uma e uma hora e meia por pessoa, está sendo realizado em etapas, dividindo os 30 mil participantes em quatro grupos, com datas e horários específicos para cada um.

Desafios e Expectativas

A reportagem entrevistou moradores, como Genival Alves Ferreira, que, apesar de pertencer ao primeiro grupo, preferiu adiar a vacinação devido à grande fila. Outros, como Sebastião José dos Santos (do grupo amarelo), expressaram suas expectativas e a preocupação com a organização para evitar aglomerações. A prefeitura de Serrana tem alertado para a importância do distanciamento social e reforçado que a vacinação se estenderá por cinco dias para cada grupo, minimizando o risco de aglomerações.

Resultados e Impacto

Este estudo inédito em Serrana busca avaliar a eficácia da Coronavac na redução da transmissão do vírus, internações e mortes por Covid-19, além de determinar o tempo necessário para alcançar a imunidade de rebanho. Os resultados da pesquisa serão cruciais para o desenvolvimento de estratégias de combate à pandemia em todo o mundo. A cidade, com seus 45.800 habitantes, se coloca como um laboratório vivo para o futuro da luta contra a Covid-19.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.