O Instituto Butantan escolheu a cidade para ser pioneira da imunização geral da população, acima de 18 anos, no Brasil
Serrana (SP) se tornou palco de um estudo pioneiro do Instituto Butantã sobre a eficácia da vacina CoronaVac. A cidade iniciou o cadastramento da população para uma campanha de vacinação em massa, com o objetivo de combater a transmissão do vírus.
Cadastramento e Vacinação
O cadastramento começou hoje, e é voltado para moradores com mais de 18 anos. A vacinação, que terá início no dia 17, ocorrerá em oito escolas pré-determinadas na cidade. Moradores que participaram do inquérito sorológico do Instituto Butantã em 2020 não precisam se cadastrar novamente, apenas procurar uma unidade de saúde para saber a data e local de sua vacinação. Quem ainda não se cadastrou deve procurar uma das oito escolas a partir das 14h, munido de comprovante de residência com foto.
A Procura por Imunização
A divulgação do estudo gerou grande interesse em Serrana, com aumento na procura por aluguéis de temporada. No entanto, a secretaria municipal de saúde esclareceu que apenas moradores cadastrados serão vacinados, mesmo aqueles que se mudarem para a cidade após o início do cadastramento.
Expectativas e Resultados
O estudo em Serrana pretende simular o que se espera alcançar no Brasil com a vacinação em massa, atingindo mais de 70% da população. Os resultados obtidos em Serrana servirão como referência para avaliar a eficácia da vacina e o impacto na transmissão do vírus.



