CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serrana inicia o segundo dia de vacinação em massa contra a Covid-19

Primeira fase do 'Projeto S' está imunizando o primeiro grupo de moradores; infectologista Natasha Nicos traz os detalhes
vacinação contra Covid-19
Primeira fase do 'Projeto S' está imunizando o primeiro grupo de moradores; infectologista Natasha Nicos traz os detalhes

Primeira fase do ‘Projeto S’ está imunizando o primeiro grupo de moradores; infectologista Natasha Nicos traz os detalhes

Serrana (SP) deu início à vacinação em massa contra a Covid-19, um projeto do Instituto Butantan que prevê imunizar 30 mil moradores. No primeiro dia, quarta-feira, 1.364 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 4,5% da população e 19,4% da região verde, a primeira a receber as doses.

Primeiro dia de vacinação: números e organização

A meta é vacinar cerca de 1.400 pessoas por dia. Apesar do bom andamento, houve alguns desafios logísticos. Algumas escolas, pontos de vacinação, ficaram sobrecarregadas, enquanto outras tinham pouca procura. A organização do processo está sendo ajustada, com a possibilidade de usar micro-ônibus para transportar pessoas entre os postos, otimizando o fluxo e evitando aglomerações. O tempo médio de atendimento por pessoa é de 1h30, devido aos procedimentos do estudo, que inclui triagem médica, coleta de sangue e observação pós-vacinação.

Cronograma e acessibilidade

A cidade foi dividida em quatro áreas (verde, amarela, cinza e azul), cada uma com sua data de vacinação. A área verde foi a primeira, de 14 a 17 de abril. Quem não sabe em qual área está alocado pode consultar o site do projeto ou as unidades básicas de saúde. Dos 18 postos de vacinação, 5 são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência. Para aqueles que não são acessíveis, a equipe direciona os cidadãos para os postos adequados.

Reações e próximos passos

As reações adversas mais comuns são dor no braço, febre e dores musculares, sintomas leves que geralmente desaparecem em um ou dois dias. A recomendação é procurar atendimento médico apenas em caso de desconforto significativo. Até o momento, não foram registradas reações graves. A expectativa é vacinar entre 7 mil e 8 mil pessoas na área verde até o domingo. Mantendo o ritmo, a vacinação completa da cidade deve levar cerca de oito semanas. O estudo visa avaliar a eficácia da vacinação na redução da transmissão do vírus, com resultados esperados para maio. A médica infectologista Natacha Ferreira reforça a importância da segunda dose para a imunização completa e a necessidade da manutenção dos cuidados mesmo após a vacinação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.